- 0 comentários
- rotina de beleza, pele oleosa, rotina de limpeza, Rotina Pele Oleosa

Ter uma rotina de cuidados é essencial para ter uma pele saudável e bonita. A partir do momento em que sabemos qual o nosso tipo de pele e se sofre de algum estado adjacente, mais simples será encontrar os produtos certos para a nossa rotina. Já abordámos a rotina para a Pele Seca e para Pele Mista, e hoje sugerimos uma rotina para a Pele Oleosa.
A pele necessita de cuidados de higiene regular, é um órgão extremamente sensorial e que está exposto a todas as agressões físicas diárias - poluição, stress, raios UV. Através de uma rotina de cuidados com os ingredientes certos, conseguimos manter a nossa pele sã e jovem por mais tempo. Se ainda não sabem bem quais as características dos diferentes tipos de pele e quais os estados pode padecer, recomendamos a leitura deste artigo.
A pele oleosa é provavelmente um dos tipos de pele que à primeira vista requer mais cuidados para parecer mais “perfeita”. Os poros tendem a ser mais visíveis, a textura da pele é mais espessa e tem uma aparência brilhante. Devido à elevada atividade das glândulas responsáveis pela produção de sebo, tem uma predisposição para ter mais pontos negros, acne e outras imperfeições. Há a ideia errada que a pele oleosa não precisa de hidratação (quase um mito), mas acreditem que a hidratação e uma rotina de higiene adequada fazem toda a diferença na saúde e aspeto da pele mais oleosa.
Por vezes, quem tem este tipo de pele tem tendência a usar produtos de higiene demasiado agressivos e adstringentes, na esperança de remover a oleosidade ao longo do dia. O aconselhado é ter uma rotina de cuidados adequados ao tipo de pele, deste modo a pele terá mais saúde, com uma melhoria na textura e secreção sebácea.
Rotina Matinal
1. Limpeza
2. Creme contorno ocular
3. Sérum antioxidante ou antiacne (dependendo da necessidade e preocupação)
4. Hidratante, com textura gel (pode ter SPF)
5. Protetor solar (caso o creme não tenha)
6. Maquilhagem (este passo é só para quem usa makeup)
A limpeza é fundamental em qualquer tipo de pele, no caso da pele oleosa a escolha dos produtos vai ditar uma melhoria substancial na aparência da pele. Os cuidados de limpeza purificantes com ação micropeeling limpam enquanto exfoliam gentilmente a pele. Desobstruem os poros (dando a ilusão de poros mais fechados), equilibram a produção excessiva de sebo, removem impurezas e resquícios de maquilhagem. O ácido salicílico é um ingrediente amigo da pele oleosa e que está presente em vários produtos de limpeza.
Falando do mito que a pele oleosa não necessita de cremes, é uma falácia! A pele oleosa também sofre de desidratação e também está exposta às agressões diárias do dia a dia.
Posto isto, a rotina da pele oleosa pede cremes, creme para o contorno ocular e creme hidratante para o rosto. Existe uma vasta gama de opções nas marcas para pele oleosa, além de terem ingredientes que vão de encontro às necessidades, tem texturas em gel, sem óleo, não comedogénicos e com pós matificantes.
Os séruns para a pele oleosa (que por norma é de tendência acneica) ajudam a regular a produção excessiva de sebo, a hidratar, a reduzir imperfeições e a combater o aparecimento de borbulhas. A proteção antioxidante também é muito importante na pele oleosa, os cuidados que contém ativos antioxidantes e ativos que ajudam a reduzir a oleosidade e imperfeições, são os ideias para a pele oleosa.
O protetor solar é essencial, existem protetores específicos para pele oleosa, com efeito matificante e seborregulador. Escolher um protetor com SPF30 ou SPF50, oil free e com ação matificante ou toque seco, faz toda a diferença na aparência da pele ao longo do dia.
Ingredientes estrela, que são amigos da pele oleosa:
· Niacinamida - controla a produção sebácea, reduz as hiperpigmentações e alisa as linhas
· Ácido salicílico - é o ingrediente mais famoso nos cuidados com a pele oleosa, é um BHA que ajuda a promover a renovação celular, ajuda a alisar o grão da pele e combate imperfeições,
· Àcido ferúlico - um poderoso antioxidante que protege contra o envelhecimento prematuro da pele, que funciona em todos os tipos de pele,
· Gluconolactona - é um PHA, que partilha semelhanças com os AHA (como o ácido glicólico), que ajuda a refinar a textura da pele, evita o aparecimento de comedões, atenua as lesões da acne inflamada e não inflamada e reduz a hiperpigmentação,
· Zinco - tem ação anti-inflamatória e purificante. Ajuda a controlar a oleosidade, atuando na origem da produção do sebo.
Rotina Noturna:
1. Limpeza dupla
2. Creme de contorno ocular
3. Sérum ou tratamento antiacne
4. Hidratante (se necessário, caso a pele esteja ressequida por tratamentos antiacne)
A limpeza dupla da pele oleosa, ajuda a médio prazo a uma melhoria significativa na textura da pele. O conselho é escolher sempre dois produtos de limpeza com texturas diferentes, sendo que o segundo pode ser um gel com ação purificante, que limpe e exfolia gentilmente a pele.
A pele entra em regeneração durante a noite, daí a expressão “sono de beleza”, é o momento ideal para usar os produtos com os ingredientes estrela e amigos da pele oleosa. Os ativos que exfoliam e refinam o grão da pele são excelentes para a escolha dos cuidados noturnos.
Para quem sofre de acne, pode e deve aplicar os cuidados que ajudam no combate à acne. Há cosméticos com ação antiacne e cosméticos para pele oleosa sensibilizada por procedimentos agressivos e evasivos antiacne, que ajudam a reparar e a confortar a pele.
Rotina Semanal:
Este tipo de pele beneficia da exfoliação 2 vezes por semana, assim como máscaras que ajudam a regular a produção sebácea. A exfoliação é extremamente importante para remover as células mortas e manter a pele suave e luminosa.
As máscaras de argila (outro ingrediente amigo da pele oleosa), ajudam a matificar a pele e a reduzir a produção de sebo.
Com esta rotina adequada à pele oleosa, a pele ficará mais saudável, matificada e lisa.
Pele cuidada é uma pele feliz.
Comentários (0)