- 0 comentários
- rotina de beleza, Cuidados diários, Máscaras faciais, bbeleza facial, multimasking

Já nos debruçamos sobre o tema máscaras e de como há vários tipos de máscaras para responder aos diferentes tipos e estados de pele.
Tendo em conta que num só tipo de pele é possível encontrar necessidades diferentes, como a zona T mais oleosa, as maçãs do rosto mais sensíveis ou com manchas, o nariz com tendência a ter pontos negros ou o contorno de olhos mais seco, nasceu este conceito do multimasking.
Afinal o que é o multimasking?
Tal como o nome indica: multi significa vários, e mask, máscara, ou seja, aplicar várias máscaras diferentes no rosto ao mesmo tempo.
Como funciona?
Seguindo os exemplos acima mencionados, quem tem a zona T mais oleosa (que é normal numa pele mista), aplicaria uma máscara purificante nessa zona – testa, nariz e queixo. E no restante rosto uma máscara hidratante, para trazer hidratação às zonas mais secas e desidratadas do rosto como o contorno de olhos e/ou as laterais do rosto.
Que benefícios tem?
Ao aplicar máscaras nas diferentes necessidades da nossa cútis, saltamos alguns passos na rotina de skincare, porque estamos a dar à nossa pele o que ela precisa. Além de que a aplicação de máscaras faciais está associada a um momento de relaxamento, onde sentimos que estamos a mimar a nossa pele.
Quais os tipos de máscaras que há e qual a melhor para cada tipo/estado de pele?
Quando o assunto é multimasking, estamos a falar das máscaras tradicionais com textura creme ou gel. Simplesmente, porque a ideia é aplicar mais do que uma ao mesmo tempo.
As máscaras de tecido, que também são uma excelente opção, não entram neste conceito porque cobrem o rosto todo.
Dentro das máscaras tradicionais temos:
· Máscaras com argila – que por norma tem uma ação mais purificante, são uma excelente opção para pele oleosa a mista,
· Máscaras de hidratação – que funcionam com um shot de hidratação extra na pele, são máscaras transversais a todos os tipos de pele, é uma das que deve fazer parte da rotina,
· Máscaras iluminadoras – que têm na formulação vitamina C ou ácido glicólico para iluminar a tez, são a opção perfeita para as zonas baças ou com manchas,
· Máscaras tensoras – que ajudam a tonificar e a dar firmeza à pele envelhecida,
· Máscaras de bem estar – que hidratam, iluminam e proporcionam um momento de relax, a opção para fazer multimasking por exemplo com uma máscara purificante ou adstringente,
· Máscaras apaziguadoras – que acalmam a vermelhidão e prurido da pele sensível ou com rosácea,
· Máscaras purificantes – que ajudam a atenuar o excesso de sebo e a diminuir as imperfeições na pele com tendência acneica.
Na hora de escolher as máscaras para aplicar e fazer o multimasking é importante conhecer a pele e avaliar as necessidades que ela tem nesse momento para eleger a combinação adequada.
Olhar-se ao espelho e sentir com as mãos os pontos onde está seca ou desidratada, onde os poros estão mais dilatados ou se tem borbulhas.
Depois de escolhido, é necessário reservar um tempo para relaxar e usufruir dos benefícios das máscaras escolhidas. O ideal é ao fim de semana ou ao final do dia, e tirar cerca de 15 a 20 minutos só para mimar a pele.
Como aplicar a técnica do multimasking?
Simples, basta limpar a pele antes e depois de escolhidas as máscaras para cada necessidade, aplicar uma camada fina na zona a cuidar e aguardar que a magia dos ativos escolhidos aconteça (15 a 20 minutos). Depois deste tempo, enxaguar abundantemente com água tépida e secar a pele cuidadosamente.
Na manhã seguinte a este ritual de beleza, aplicar normalmente os cuidados da rotina diária: limpar + hidratar + proteger.
O segredo para não ver este método como “mais um passo de skincare que requer o meu precioso tempo”, é pensar o exatamente o oposto, que merecemos este mimo extra depois da semana de stress e que a nossa pele exposta à poluição e ao stress oxidativo merece este cuidado e que fará toda a diferença.
Se o fizermos de quinze em quinze dias ou uma vez por mês, é tempo de qualidade que estamos a dar ao nosso corpo e mente para relaxar e à nossa pele o que necessita para estar mais saudável.
Na fotogaleria encontram máscaras para cada tipo de pele e para cada condição da pele. Agora, só falta fazer a combinação de mascaras perfeita para a vossa pele e aderir ao multimasking.
Comentários (0)