- 0 comentários
- hidratação, beleza, Cuidados diários, Antienvelhecimento, Primeiras rugas

Queria ter 25 anos para ler o que vou escrever sobre as primeiras rugas. Comecei a prevenção depois dos 33, contudo ainda estou a tempo, afinal isto da idade e das rugas é tudo muito subjetivo.
Uma das perguntas e dúvidas mais frequentes sobre este tema está precisamente relacionado com a idade. Afinal com que idade é que se deve começar a usar cremes antirrugas?
Pois bem, não há uma idade certa. As respostas mais comuns são a partir dos 25 ou 30 anos, porque é a partir destas idade que o colagénio começa a decair. Não obstante, cada pessoa tem uma pele diferente, e é a própria pele que vai ditar a necessidade.
Uma pele seca mostra essa necessidade mais cedo, vinca com mais facilidade e muitas vezes apresenta “sinais de envelhecimento” antes dos 25. Por outro lado, também há pessoas com uma pele (ou genética) incrível que já passou a casa dos 30, e zero rugas e falta de firmeza.
Mas para apontar com exatidão uma idade para começar, os 25 anos são um excelente ponto de partida.
Por norma, entre os 30 e os 40 anos os primeiros sinais de envelhecimento tornam-se mais evidentes - as manchas, os pés de galinha e as rugas de expressão ficam mais presentes.
Mas voltemos aos 25 anos e aos produtos para iniciar esta rotina “primeiras rugas”.
O mercado tem muita oferta com o slogan anti-idade, antienvelhecimento e antirrugas, mas uma pele de 25 anos não é uma pele de 50 anos, e na rotina primeiras rugas a palavra de ordem é prevenção.
E é exatamente esta a parte que o meu eu de 25 anos devia ter lido - a melhor prevenção para uma pele jovem e bonita por mais anos é o protetor solar.
O querido e adorado sol, que nos aporta vitamina D e aquele bronze que nos fica tão bem, também é a causa principal do envelhecimento precoce da pele.
No meu caso, uma jovem de 37 anos, para já não são as rugas que mostram a minha falta de hábito em aplicar este milagroso creme antienvelhecimento aka protetor solar, mas sim as manchas (o desditoso meslasma).
O protetor solar é o primeiro cuidado anti-idade que devem introduzir na rotina diária da pele, e por diária quero dizer os 365 dias do ano.
A hidratação também é fundamental, não só para prevenir o envelhecimento mas também porque a desidratação é um estado de pele que afeta todos os tipos de pele, e uma pele desidratada é como um deserto sedento de água, apresenta mais fissuras e pode inclusivamente descamar e repuxar.
A pele do contorno de olhos também merece especial atenção - é mais fina e delicada do que a restante pele do rosto, e como sabemos é a primeira a evidenciar o envelhecimento. Comecei mais tarde a usar creme de olhos mas fez toda a diferença quando a minha pele equilibrou, principalmente quando aplico o corretor (já não vinca nas linhas de expressão). A par com o protetor solar, começar a usar creme de olhos também ajuda a prevenir e a manter a pele jovem por longos e bons anos.
E relativamente aos ingredientes, quais é que são os mais adequados para “atacar” as primeiras rugas?
Os cremes e séruns com ácido hialurónico são uma excelente escolha para manter a pele hidratada, assim como os antioxidantes - vitamina C, resveratrol, ácido ferúlico, ajudam a combater os radicais livres que a par com os raios UV são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Em relação aos outros famosos ingredientes antirrugas - retinol ou ácido glicólico são ativos mais potentes e que fazem mais sentido depois dos 30, sendo que há dosagens mais baixas e devem sempre começar sempre por essas e ir aumentado com o avançar da idade.
Mas para quem quer mesmo usar, porque tem manchas ou pretende a pele mais uniforme, o ácido glicólico é um ingrediente que faz maravilhas na pele.
Como referi, a minha preocupação são as manchas e por volta dos 31 ficaram muito evidentes e introduzi o ácido glicólico na minha rotina, comecei com 5% - dia sim, dia não, porque tenho alguma sensibilidade na pele e senti a “obrigação” de usar protetor todos os dias, porque o ácido glicólico faz um excelente trabalho de micropeeling, mas requer proteção para que tenha os resultados desejados.
Concluindo, a rotina diária de antienvelhecimento está assente em 5 passos essenciais:
1. Limpar a pele para remover todos os vestígios de sujidade ou maquilhagem,
2. Introduzir os séruns antioxidantes ou de ácido hialurónico na rotina diária,
3. Creme de olhos para hidratar a pele mais fina e sensível, e a primeira a envelhecer.
4. Hidratar a pele com um hidratante adequado ao tipo de pele.
5. Usar protetor solar todosos dias.
Envelhecer é um processo biológico natural e inevitável, mas está ao nosso alcance prevenir e manter a pele saudável, bonita e com aspeto jovial por mais anos.
Comentários (0)