PRIMEIRAS RUGAS

Queria ter 25 anos para ler o que vou escrever sobre as primeiras rugas. Comecei a prevenção depois dos 33, contudo ainda estou a tempo, afinal isto da idade e das rugas é tudo muito subjetivo.

Uma das perguntas e dúvidas mais frequentes sobre este tema está precisamente relacionado com a idade. Afinal com que idade é que se deve começar a usar cremes antirrugas?

Pois bem, não há uma idade certa. As respostas mais comuns são a partir dos 25 ou 30 anos, porque é a partir destas idade que o colagénio começa a decair. Não obstante, cada pessoa tem uma pele diferente, e é a própria pele que vai ditar a necessidade.

Uma pele seca mostra essa necessidade mais cedo, vinca com mais facilidade e muitas vezes apresenta “sinais de envelhecimento” antes dos 25. Por outro lado, também há pessoas com uma pele (ou genética) incrível que já passou a casa dos 30, e zero rugas e falta de firmeza.

Mas para apontar com exatidão uma idade para começar, os 25 anos são um excelente ponto de partida.

Por norma, entre os 30 e os 40 anos os primeiros sinais de envelhecimento tornam-se mais evidentes - as manchas, os pés de galinha e as rugas de expressão ficam mais presentes.

Mas voltemos aos 25 anos e aos produtos para iniciar esta rotina “primeiras rugas”.

O mercado tem muita oferta com o slogan anti-idade, antienvelhecimento e antirrugas, mas uma pele de 25 anos não é uma pele de 50 anos, e na rotina primeiras rugas a palavra de ordem é prevenção.

E é exatamente esta a parte que o meu eu de 25 anos devia ter lido - a melhor prevenção para uma pele jovem e bonita por mais anos é o protetor solar.

O querido e adorado sol, que nos aporta vitamina D e aquele bronze que nos fica tão bem, também é a causa principal do envelhecimento precoce da pele.

No meu caso, uma jovem de 37 anos, para já não são as rugas que mostram a minha falta de hábito em aplicar este milagroso creme antienvelhecimento aka protetor solar, mas sim as manchas (o desditoso meslasma).

O protetor solar é o primeiro cuidado anti-idade que devem introduzir na rotina diária da pele, e por diária quero dizer os 365 dias do ano.

A hidratação também é fundamental, não só para prevenir o envelhecimento mas também porque a desidratação é um estado de pele que afeta todos os tipos de pele, e uma pele desidratada é como um deserto sedento de água, apresenta mais fissuras e pode inclusivamente descamar e repuxar.

A pele do contorno de olhos também merece especial atenção - é mais fina e delicada do que a restante pele do rosto, e como sabemos é a primeira a evidenciar o envelhecimento. Comecei mais tarde a usar creme de olhos mas fez toda a diferença quando a minha pele equilibrou, principalmente quando aplico o corretor (já não vinca nas linhas de expressão). A par com o protetor solar, começar a usar creme de olhos também ajuda a prevenir e a manter a pele jovem por longos e bons anos.

E relativamente aos ingredientes, quais é que são os mais adequados para “atacar” as primeiras rugas?

Os cremes e séruns com ácido hialurónico são uma excelente escolha para manter a pele hidratada, assim como os antioxidantes - vitamina C, resveratrol, ácido ferúlico, ajudam a combater os radicais livres que a par com os raios UV são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Em relação aos outros famosos ingredientes antirrugas - retinol ou ácido glicólico são ativos mais potentes e que fazem mais sentido depois dos 30, sendo que há dosagens mais baixas e devem sempre começar sempre por essas e ir aumentado com o avançar da idade.

Mas para quem quer mesmo usar, porque tem manchas ou pretende a pele mais uniforme, o ácido glicólico é um ingrediente que faz maravilhas na pele.

Como referi, a minha preocupação são as manchas e por volta dos 31 ficaram muito evidentes e introduzi o ácido glicólico na minha rotina, comecei com 5% - dia sim, dia não, porque tenho alguma sensibilidade na pele e senti a “obrigação” de usar protetor todos os dias, porque o ácido glicólico faz um excelente trabalho de micropeeling, mas requer proteção para que tenha os resultados desejados.

Concluindo, a rotina diária de antienvelhecimento está assente em 5 passos essenciais:

1.    Limpar a pele para remover todos os vestígios de sujidade ou maquilhagem,

2.    Introduzir os séruns antioxidantes ou de ácido hialurónico na rotina diária,

3.    Creme de olhos para hidratar a pele mais fina e sensível, e a primeira a envelhecer.

4.    Hidratar a pele com um hidratante adequado ao tipo de pele.

5.    Usar protetor solar todosos dias.

Envelhecer é um processo biológico natural e inevitável, mas está ao nosso alcance prevenir e manter a pele saudável, bonita e com aspeto jovial por mais anos.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist