Quando ouvem ou leem a palavra vitamina C em que pensam?!

Se pudesse apostar, diria laranjas, afinal crescemos a ouvir: “tens de comer laranjas, têm vitamina C que é muito bom para a saúde”.

Pois é, a vitamina C é de facto essencial ao ser humano. As nossas mães e avós já diziam que ajudava a fortalecer o sistema imunológico contra as constipações e gripes. E se a podemos encontrar nos mais variados alimentos - laranjas, kiwis, morangos, tangerinas, limões, brócolos, espinafres, etc, também a podemos encontrar no mundo da cosmética, onde tem uma forte presença.

Mas afinal o que é a Vitamina C e o que faz à pele?

A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel essencial para o nosso organismo, mas que não é produzido por ele. Tal como acontece com outros nutrientes, devemos ingerir certos alimentos ricos nesses mesmos nutrientes, para compensar o facto do nosso organismo não os “fabricar”.  

Esta vitamina ajuda a fortalecer não só o sistema imunológico, como também auxilia na saúde dos ossos e circulação sanguínea.

Na cosmética, a vitamina C é um poderosíssimo antioxidante que faz maravilhas à pele.

Algumas das funções que a vitamina C desempenha nos cuidados com a pele:

v  Antioxidante

v  Agente clareador

v  Auxilia na síntese de colagénio

v  Hidratante

v  Proteção

O reconhecido poder antioxidante protege dos danos causados pela exposição solar e poluição. Estamos, diariamente, expostos a estes danos que nos conduzem aos radicais livres, os “malvados” da história que aceleram envelhecimento precoce da pele. A vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres e a prolongar a beleza e juventude da pele por mais tempo.

Contudo, a radiação solar é muito mais alta do que nossa pele pode suportar, por isso é imperativo usar sempre proteção solar, mesmo que já usem produtos com Vitamina C na vossa rotina,

A juntar ao poder antioxidante, esta famosa vitamina também ajuda a clarear as manchas (olá melasma e hiperpigmentações), e a devolver a luminosidade à pele, a promover a síntese de colagénio e a prevenir a degradação da mesma. Em suma, é um potente agente antienvelhecimento.

E porque a pele precisa sempre de hidratação, a vit.C também tem propriedades hidratantes, em especifico um derivado da vitamina C - o ascorbil fosfato de magnésio, que segundo estudos realizados impede a perda de água da barreira natural da pele.

O ácido l-ascórbico é a forma pura e mais potente da vitamina, contudo é mais complicado de estabilizar. Assim, através da nanotecnologia é possível fazer uma solução mais estável, e existem vários derivados de vitamina C no mercado, quimicamente mais estáveis.

 Algumas variantes mais estáveis que podem procurar nos rótulos são:

·         Ascorbil fosfato de magnésio

·         6-palmitato de L-ascorbilo

·         Ascorbil tetraisopalmito

·         Sulfato-ácido ascórbico

É possível encontrar a Vitamina C em várias concentrações, mas deve ser usada em concentrações de 20%, no máximo - acima deste valor pode provocar irritações. O recomendado é começar numa concentração mais baixa e ir aumentando.

Qualquer tipo de pele beneficia do uso da vitamina C, e pode ser introduzida na rotina de cuidados com a pele a partir do momento em que a pele começa o processo natural de envelhecimento (no inicio dos 20`s).

Pele com manchas, pele acneica, pele baça com falta de viço ou pele sem imperfeições  - qualquer que seja a problemática ou tipo de pele, a vitamina C é um aliado na rotina para uma pele saudável.

Ao contrário de outros ativos poderosos na luta contra o envelhecimento (olá retinol), a vitamina C pode ser usada durante todas as estações, e no Verão antes do protetor solar é laranja sobre dourado, contra os danos nefastos dos raios solares.

Pode ser usada tanto na rotina matinal, como na rotina noturna, mas se tiverem de escolher uma, a matinal é a mais aconselhada por causa dessa aliança Vitamina C + Protetor solar = escudo antioxidante e protetor.

Então, e em combinação com outros ingredientes?

Mais um plus da Vitamina C, podem utilizar juntamente com outros ativos anti-idade, como retinoides, ácido hialurónico e outros antioxidantes - resveratrol, ácido ferúlico e vitamina E.

Sérum, cremes, máscaras e ampolas - a escolha é imensa e existe em várias texturas, difícil é escolher só um produto com esta vitamina oriunda das laranjas.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.