MÃOS, NARIZ E LÁBIOS VERSUS TEMPO DE INVERNO

Com a chegada do Inverno, as temperaturas diminuem, a humidade atmosférica aumenta e a intensidade do vento pode ser enorme. Estes três factores agridem a nossa pele, principalmente a pele mais exposta.

Anteriormente, no nosso blog abordamos a temática dos cuidados a ter com o nosso rosto. Pode consultar em: https://lojazero.com/blog/beleza/os-nossos-aliados-no-tempo-frio

Neste artigo iremos destacar os cuidados a ter com a pele das mãos, do nariz e dos lábios, zonas particularmente frágeis.

Mãos

As mãos são diariamente agredidas através das lavagens constantes, uso de álcool ou soluções de desinfeção, fricções ou produtos de limpeza agressivos. Quando a estes fatores se associa o tempo frio, as mãos podem ficar com frieiras que causam bastante desconforto. 

Frieiras: como prevenir e tratar

As frieiras são uma lesão na pele originada pela ação física do frio sobre os vasos sanguíneos superficiais. A contração destes vasos sanguíneos pelo frio é um mecanismo fisiológico que permite a adaptação à temperatura ambiente, no entanto, em pessoas mais sensíveis, este mecanismo impede a circulação sanguínea até às extremidades do corpo. Consequentemente, a pele dessas zonas não aquece e aparecem os sintomas característicos das frieiras típicas do inverno e das terras com maior altitude: pele fria e vermelha, bolhas, inchaço (pode surgir ao aquecer as mãos), comichão(pode ser intensa), dor, fissuras e pele dormente, dura, branca ou pálida podendo a sua tonalidade ficar azulada ou púrpura. Geralmente, as frieiras surgem nos dedos das mãos.

Há um conjunto de medidas preventivas, nomeadamente:

  • Hidratar com um creme de mãos, podendo utilizar um creme com uma textura mais ligeira durante o dia e um mais concentrado para aplicar antes de deitar;
  • Evitar a exposição ao frio, humidade e vento;
  • Usar luvas para proteger as mãos, tendo em atenção de não ser demasiado justas;
  • Não fumar e evitar alimentos com cafeína, uma vez que estes dois compostos favorecem a constrição dos vasos sanguíneos;
  • Ingerir água, fazer uma alimentação saudável e evitar os açúcares que promovem a inflamação;
  • Exercitar as mãos;
  • Não expôr a fontes de calor intenso pois podem levar à secura da pele, tornando-a mais sensível a lesões.

São diversos os cuidados que podem ajudar a manter a pele das mãos suave, confortável e bonita.

Lábios

A pele dos lábios caracteriza-se por ser fina e delicada, tornando-se mais suscetível à desidratação. No Inverno, esta pele tão frágil é agredida pelo vento, humidade (que pode ser atmosférica ou da saliva, pois há uma tendência para humedecer os lábios quando os sentimos secos) e frio. Estes fatores associados com a baixa ingestão de água e os banhos quentes irão dificultar a cicatrização e potenciar a inflamação, deixando os lábios secos e gretados.

Para manter os lábios suaves e bonitos é essencial seguir as seguintes recomendações:

  • Não puxar a pele seca dos lábios;
  • Na alimentação, evitar citrinos, excesso de sal e comida picante;
  • Usar um lenço ou cachecol para tapar a boca quando está frio;
  • Remover sempre o batom antes de ir dormir;
  • Utilizar um batom com SPF durante a exposição ao sol, mesmo que seja Inverno;
  • Ingerir água para promover a hidratação;
  • Usar sempre um batom hidratante quando os lábios são expostos ao frio.

Sugerimos alguns cuidados labiais hidratantes no fim do artigo. 


Nariz

O nariz fica particularmente sensível no Inverno devido às gripes e constipações que causam corrimento nasal, podendo também surgir frieiras. O corrimento nasal causa irritação e secura nesta zona.  Para manter a pele do nariz saudável é recomendado ingerir bastante água, proteger o nariz com um lenço ou cachecol quando exposto a baixas temperaturas e usar um bálsamo regenerador.

Geralmente os bálsamos labiais são ótimas opções para usar no nariz. 

Com estas dicas pode aproveitar o Inverno de uma forma mais confortável!

 

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.