Oferta de Amostras
ClubZero=Benefícios
Portes grátis >40€
OS NOSSOS ALIADOS NO TEMPO FRIO

Estamos em pleno Inverno, e a pesar do sol brilhante e do céu azul, não signfica que não esteja frio. As diferenças de temperatura que sentimos dentro e fora de casa não são indiferentes ao nosso maior órgão e totalmente exposto: a pele.

O vento, o frio e a humidade atmosférica são agentes externos agressivos para a pele, desidratam até a pele mais resistente. Há um aumento da sensibilidade, e desengane-se quem pensa que só a pele seca sente estas diferenças de temperatura, todos os tipos de pele sentem, sim todas, inclusive as oleosas. A pele oleosa pode estar desidratada, porque a desidratação está relacionada com o défice de água, e não de óleo.

A “pele ressacada de Inverno” é fruto da desidratação que a pele sofre, provocada pelas condições atmosféricas, mas também consequencia dos nossos comportamentos. Por norma, na estação mais fria tomamos banhos/duches com água mais quente, usamos aquecedor e ar condicionado, e bebemos menos água.

Alguns estudos dermatológicos defendem que com o frio as células presentes na pele têm tendência a encolher, o que põe em causa as funções de algumas proteínas que são responsáveis pela hidratação natural da pele. Quando este fenómeno acontece, a pele fica desidratada e sujeita aos sintomas que muitos já devem ter sentido - descamação e prurido (comichão).

A desidratação, tal como o nome indica, é um estado em que a pele precisa e demanda por água. Todos os tipos de pele estão sujeitos a desidratação, tal como já foi referido, contudo este estado é muitas vezes confundido com pele seca (que carece também de gordura). Caracteriza-se pela rápida absorção de tudo que é colocado no rosto, porque a pele está sedenta, tem tendência a descamar e a repuxar e, por conseguinte, a criar linhas finas.

Sinais que ajudam a perceber se a pele está desidratada:

·         a pele fica mais sensível às mudanças de temperatura;

·         é frequente sentir repuxamento e comichão;

·         a pele fica mais áspera ao toque, dando a sensação que está seca;

·         a pele oleosa por vezes fica mais oleosa, porque as glândulas sebáceas produzem ainda mais sebo como tentativa de compensar o ressecamento,

·         algumas zonas mais secas parecem acinzentadas, porque a falta de hidratação faz com que as células da camada córnea fiquem sem o viço da uma pele hidratada;

·         a descamação da pele do rosto é um dos sinais mais evidentes.

A desidratação aka ressecamento de Inverno afeta a pele, não só do rosto, mas também do corpo. Neste sentido, a prevenção assume um papel importante porque protege e prepara a pele para os dissabores da estação mais fria do ano.

A solução para a pele desidratada é simples - caprichar na hidratação diária.

Os cremes mais ricos e os óleos de banho ganham destaque nesta altura do ano. Cold creams, cremes ricos e óleos lavantes são cuidados emolientes que hidratam e protegem a pele. Ajudam a reforçar a barreira cutânea, mantendo a pele mais suave.

Cremes ricos em ingredientes emolientes e humectantes são os melhores aliados. As  ceramidas e o pantenol têm propriedades calmantes e auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. O alfa-bisabolol e a centelha asiática com ação anti-inflamatória e calmante, as manteigas nutritivas de karité, manga e abacate, o esqualano que é um óleo natural que assegura a hidratação da pele ao imitar os lípidos naturais da pele, e claro o ácido hialurónico que dispensa apresentações.

Para a pele do rosto, que é a mais exposta e que mais sofre com estas mudanças de temperatura, aconselhamos os séruns hidratantes com altas concentrações de ácido hialurónico e vitamina B5, são ideais para todos os tipos de pele e hidratam e protegem a pele; cremes ricos para a pele mais seca; e máscaras de hidratação semanais, que são um shot de hidratação extra para todos os tipos de pele.

Para a pele do corpo, aconselhamos que tenham sempre o óleo lavante na banheira/duche, além de serem super nutritivos são adequados para a toda a família. Na hidratação da pele do corpo, os cremes gordos, os cold cream ou leites nutritivos - nutrem, hidratam e protegem contra agressões diárias, enquanto apaziguam o prurido, secura e descamação.

Com as opções disponíveis no mercado, ter uma pele mais hidratada, suave e saudável está nas nossas mãos.

Na fotogaleria encontram as melhores sugestões para combater a pele desidratada e ressecada de Inverno.

*estudo publicado no British Journal of Dermatology

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist