- 0 comentários
- proteção solar, cuidados com o sol, aplicação de protetor solar, raios UV, raios UVA, SPF, cabelos, cuidados com o cabelo
Quando falámos de rotina facial é comum pensar no rosto, sendo por vezes esquecido o contorno ocular, uma zona frágil devido à pele ter espessura mais fina. É comum nas advertências dos produtos ter a recomendação “Evitar o contorno ocular” o que significa que se aquele produto for colocado no contorno ocular poderá desencadear uma reação de sensibilização. Assim, é necessário ter um produto específico para cuidar do contorno ocular e evitar desconforto.
A zona do contorno ocular tem fácil tendência para ficar sensibilizada, seca e desidratada, sendo normalmente no contorno dos olhos onde surgem as primeiras rídulas e rugas. Além das rugas, surgem também os papos, as olheiras e a flacidez das pálpebras, sendo por estes motivos crucial cuidar desta zona para a manter bonita e saudável.
Cuidados diários a ter
O primeiro cuidado a ter com a pele sensível do contorno ocular é a hidratação. Normalmente é aconselhado começar a hidratar o contorno ocular a partir dos 25 anos, uma vez que a partir desta idade o envelhecimento pode começar a se tornar visível. A partir dos 40 anos, é recomendado usar um sérum ou um creme de acordo com as necessidades. Um hidratante para o contorno ocular caracteriza-se por ser mais nutritivo comparativamente com um hidratante facial, para restaurar o filme hidrolípidico que está em falta nesta zona. É preciso ter em atenção que uma formulação muito gordurosa poderá acentuar os papos, sendo por isso importante encontrar o equilíbrio certo.
Conselhos de Utilização
O creme no contorno ocular deve ser aplicado a seguir à limpeza de duas formas: com o aplicador metálico que vem incorporado em algumas embalagens ou com o dedo anelar exercendo suaves toques do canto interno para o canto externo do olho. A quantidade a aplicar deverá ser semelhante a um grão de arroz em cada contorno, pois quantidade excessiva pode causar irritação. Não aplicar na pálpebra superior, dado que é uma zona com oleosidade suficiente.
Para melhores resultados nos papos, é recomendado armazenar o creme no frigorífico, visto que o frio vai otimizar o efeito descongesitonante, diminuido o inchaço.
Maquilhagem e contorno ocular
Para embelezar o contorno ocular é comum usar maquilhagem como corretores e pós iluminadores, mas melhores serão os resultados da maquilhagem quanto melhor cuidado estiver o contorno ocular. É preciso ter atenção também à remoção da maquilhagem que deve ser realizada sem esfregar e com um desmaquilhante adequado para olhos. Por exemplo, no caso de uma água micelar, o disco de algodão deve permanecer alguns segundos em cima do olho fechado para ir dissolvendo a maquilhagem e depois deverá ser removido suavemente com um movimento de cima para baixo para “arrastar” a maquilhagem dissolvida do contorno ocular para o rosto. Assim, irá ser menor a probabilidade de sensibilizar o contorno ocular.
Comentários (0)