O cabelo tem muita história, já passou por muitas civilizações, por muitos costumes e sempre teve um papel a desempenhar.

A maneira como se usava o cabelo era um marcador de classe social, de idade, de religião, de estado civil e de cultura.

Desde o Império Romano até a idade média, as mulheres deixavam os cabelos crescer naturalmente e estavam sempre soltos, o cabelo era um afrodisíaco natural.

Uma longa cabeleira era sinónimo de feminilidade e muitos pintores famosos da era renascentista como Leonardo Da Vinci, Correggio, Ticiano ou Botticelli exploraram essa faceta nos seus quadros mais conhecidos.

O cabelo foi mudando consoante o contexto e a cultura ao longo da histório, e durante séculos o uso de perucas e de adornos para enfeitar o cabelo foram uma constante.

A partir do século XI até ao século XIX, as mulheres casadas e nobres usavam o cabelo preso (mostrar os cabelos longos e soltos era reservado para o marido) e muito enfeitado com os mais variados adereços - chapéus, pérolas, penas, pedras preciosas, fitas e véus, que eram envoltos por tranças.

Em meados do século XVIII foi desenvolvido o estilo Pouf, onde o cabelo tinha muito volume na parte da frente. Uma fã acérrima deste estilo foi Marie Antoinette que usava e abusava de todo o tipo de técnica para dar volume, para depois ser enfeitado com flores, pérolas ou plumas.

O desejo por ter um cabelo com volume não é de agora, é um desejo com séculos de história.

Nos dias de hoje e na nossa cultura existe mais liberdade de expressão quando o assunto é cabelo, desde os cortes pixie às colorações que passeiam pelas cores do arco íris, tudo é permitido. Contudo o cabelo longo, brilhante e com volume ainda é alvo de desejo e em algumas culturas símbolo de feminilidade e sensualidade.

O cabelo fino, ralo e sem volume pode ter várias causas - hormonais, stress e ansiedade, excesso de produtos químicos e styling, tratamentos com medicação forte ou por fatores  genéticos.

Independentemente da origem, quem tem um cabelo demasiado fino ou sem volume, procura sempre soluções para dar mais corpo e densidade à cabeleira.

A boa notícia é que existem alguns truques e produtos maravilha que ajudam a dar mais opulência aos fios.

Técnicas, truques e produtos

·         Lavar

A maneira como se lava o cabelo e os produtos usados são o primeiro passo rumo a um cabelo mais volumoso, e fazem toda a diferença.

Há gamas de cosméticos capilares destinadas a cabelos finos e/ou enfraquecidos, onde podem escolher champôs ricos em ativos que lavam suavemente, suavizam e ajudam a devolver a densidade ao cabelo.

O truque é aplicar o champô redensificante apenas na raiz e lavar o cabelo todo com esse champô, podem repetir o processo mas nunca colocar champô no meio e pontas. Para os ingredientes terem o efeito desejado necessitam de estar em contacto com o couro cabelo uns minutos (dois a três minutos).

Para nutrir as pontas que por norma são mais secas, aplicar o condicionador ou máscara apenas da metade para baixo. Os produtos muito cremosos que amaciam, quando aplicados perto da raiz potencializam a produção de oleosidade e deixam os cabelos mais pesados e sem volume.

·         Secar

Depois de lavado, no processo de secar, a dica é: secar o cabelo de cabeça para baixo, é simples, basta inclinar a cabeça para baixo e direcionar o fluxo de ar da raiz às pontas. Secando desta maneira, o cabelo que está no alto da cabeça fica com mais volume desde a raiz, o que dá a impressão ótica de fios mais encorpados.

Para pentear, as escovas ou pentes de cerdas mais curtas são as mais aconselhadas porque fazem uma espécie de massagem que ajuda a levantar e a descolar o cabelo da raiz.

·         Produtos Estrela

Um dos produtos que é como uma varinha mágica de volume rápido é o champô seco. Esta variante de champô era um dos truques mais bem guardados das francesas para aquele cabelo levemente despenteado mas volumoso, e que agora facilmente podemos comprar.

O champô seco além de dar textura ao cabelo, deixando-o mais encorpado e com volume, ainda ajuda a absorver o excesso de oleosidade e aumenta o espaçamento entre lavagens.

Os séruns preenchedores e densificantes são ricos em ingredientes que também ajudam a estruturar e a fortificar os fios. Dinamiza o couro cabeludo para cabelos mais volumosos naturalmente.

E para terminar, o styling que dá mais corpo ao cabelo deixando-o mais volumoso fica a cargo de sprays texturizantes - são produtos com algum poder de fixação que têm como principal objetivo proporcionar corpo, densidade e volume ao cabelo. Reduzem a eletricidade estática, levantam a raiz do cabelo e tornam o cabelo mais leve, brilhante e com um volume mais duradouro.

 

Na nossa fotogaleria encontra as melhores marcas, com gamas e ingredientes comprovados que auxiliam a ter um cabelo mais volumoso, brilhante e sedoso.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.