- 0 comentários
- hidratação, proteção solar, cuidados com o sol, SPF, AHA, BHA, Exfoliantes
Os AHA (alfa-hidroxiácidos) e os BHA (beta-hidroxiácidos) têm ação esfoliante, ajudando a remover as células mortas à superfície da pele e promovendo a renovação celular.
Benefícios dos AHA e BHA
Graças à ação esfoliante, os AHA e BHA:
Podem atuar por um mecanismo físico ou mecânico através de microesferas e/ou químico, por exemplo por ácidos.
AHA (Alfa Hidroxiácidos)
Os AHA mais utilizados nos cuidados dermatológicos são o ácido glicólico, o ácido láctico e o ácido málico. Estes ativos diminuem as ligações entre as células para aumentar a descamação e consequente eliminação das células. Promovem a renovação celular, uma tez equilibrada e uma pele mais luminosa e suave.
Por serem hidrossolúveis atuam mais à superfície da pele sendo habitualmente utilizados em cuidados despigmentantes, anti-acneicos e prevenção do envelhecimento cutâneo.
Beta-Hidroxiácidos
O BHA mais utilizado é o ácido salicílico. Este ácido lipossolúvel atua mais profundamente na pele, ajudando a remover as impurezas e o sebo do interior dos poros. Promove a renovação celular ao remover a camada superficial da pele. Com ação anti-inflamatória é adequado para uso em casos de rosácea e acne. É particularmente recomendado para pele mista a oleosa, podendo ser usado em todos os tipos de pele.
Cuidados a ter quando se aplica AHA e BHA
Como vão promover a descamação cutânea, vão deixar a pele mais propensa a sensibilização, sendo por isso preferencial a aplicação dos cuidados com estes ativos na rotina da noite com aplicação na manhã seguinte de um protetor solar idealmente com SPF50.
O ácido glicólico deve ser sempre aplicado à noite devido ao seu potencial fotossensibilizante, ou seja, deixa a pele mais vulnerável à radiação UV.
Como estes cuidados deixam a barreira cutânea fragilizada, é essencial restituir a hidratação com um cuidado hidratante.
A aplicação inicial destes cuidados deve ser em pequenas quantidades duas vezes por semana e avaliar a reação da pele. Se forem bem tolerados, podem ser usados diariamente, tendo o cuidado de interromper a aplicação sempre que surgir irritação.
Relativamente à associação de AHA e BHA, o mais seguro é escolher um produto que contenha ambos na sua composição, assim é evitado o risco de esfoliação excessiva ou irritação. Em caso de produtos separados, o ideal é não fazer uso simultâneo, pois como ambos são esfoliantes poderá a pele ficar irritada. Em alternativa, podem ser usados em dias alternados ou rotinas distintas (um de manhã e outro à noite).
Uso de AHA e BHA na Gravidez
Os AHA (ácido láctico e ácido glicólico) devem ser usados com precaução na gravidez devido à possibilidade de induzirem irritação na pele. O BHA (ácido salicílico) deve ser evitado apesar de não estar comprovada a existência de risco.
Soluções LZ
Na loja zero é possível encontrar diversos cuidados com estes ácidos:
Comentários (0)