- 0 comentários
- Sustentabilidade, Cosmética Verde, Cosmética Sustentável

> Definição de Sustentabilidade
No nosso dia-a-dia cada vez ouvimos falar mais em sustentabilidade, mas será que sabemos o que é na realidade a sustentabilidade?
A sustentabilidade é um conceito relacionado com a conservação ou a manutenção de um cenário a longo prazo, de forma a lidar com as futuras ameaças. Em termos ambientais, o pretendido é que o planeta seja sadio para a população encontrar as condições ideais para a sobrevivência, de geração em geração. Atualmente, chegamos à conclusão que os recursos naturais são cada vez menos e que por isso é preciso tomar uma atitude preventiva para assegurar recursos para o futuro.
> Cosmética sustentável
Dada a preocupação constante com os recursos disponíveis, a indústria dos cosméticos cada vez mais tem procurado substituir os ingredientes petroquímicos por oleoquímicos de base biológica. Como exemplos de fontes comuns de oleoquímicos existem:
- Óleos naturais, como os óleos de coco, palma, argão e abacate. A glicerina é um derivado do óleo de palma usado com frequência nas formulações.
- Plantas agrícolas, como a soja, milho, entre outras que são usadas para produção de álcool, óleos, emulsionantes, surfactantes e biocatalisadores.
- Bactérias, atualmente em estudo está a bactéria Deinococcus. A partir desta bactéria é possível criar ingredientes e pigmentos aromáticos.
> Vantagens da Cosmética Sustentável
A Cosmética Sustentável possui três grandes vantagens:
- Responsabilidade Ambiental - ingredientes menos poluentes;
- Maior Eficácia - os ingredientes naturais e oleoquímicos são menos propensos a causar irritação ou alergia na pele. Um oleoquímico tem o poder de um produto sintético sem causar toxicidade.
- Saúde a Longo Prazo - o uso de produtos sintéticos pode causar a longo prazo dores de cabeça, acne, lesões oculares, desequilíbrio hormonal e envelhecimento prematuro. Com os produtos sustentáveis, o consumidor investe na saúde e beleza a longo prazo.
> Medidas para assegurar a sustentabilidade na cosmética
De forma a assegurar a continuidade dos recursos naturais é essencial adotar medidas preventivas na cosmética, tais como:
- Reduzir o consumo de plástico;
- Produtos vegan, ou seja, sem origem animal;
- Fórmulas e cartonagens biodegradáveis;
- Restringir o uso de fragrâncias perigosas;
- Evitar o uso de microplásticos;
- Produtos reutilizáveis;
- Usar ingredientes naturais produzidos a partir de matérias-primas naturais.
> Marcas com produtos sustentáveis
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, as marcas têm vindo a desenvolver artigos cada vez mais sustentáveis de forma a preservarmos o nosso planeta para o futuro! As formulações estão a ser compostas por ingredientes biodegradáveis, e até as próprias cartonagens são livres de plástico e biodegradáveis.
Na nossa loja temos gamas exclusivamente direcionadas para a sustentabilidade como é o caso da Foamie que é vegan, não testa em animais e não usa plástico.
A LastSwab é uma alternativa reutilizável e sustentável aos cotonetes tradicionais. Os cotonetes podem ser limpos manualmente com água e sabão e ser reutilizados até 1000 vezes.
A Herbatint é uma marca de tintas de coloração capilar inspirada pela natureza que não contém amoníaco e é enriquecida com 8 extratos de plantas biológicas.
A Vichy criou um novo protetor eco-desenhado com um tubo de cartão com menos plástico, e uma fórmula base 94% biodegradável. Respeita a vida marinha, sendo a fórmula testada numa amostra de organismos aquáticos, com filtros não-tóxicos (não mostram efeitos adversos na vida marinha) e fórmulas melhoradas sem microplásticos.
A La Roche Posay reformulou a sua gama Anthelios de forma a ser mais amiga do ambiente, respeitando a flora marinha. Privilegiam a utilização de matérias-primas recicladas e embalagens facilmente recicláveis. Utilizam embalagens de cartão à medida, de forma a evitar embalagens secundárias volumosas, provenientes de florestas 100% geridas de forma sustentável.
Mathilde Thomas, a fundadora da Caudalie, tem como compromisso pessoal uma cosmética verde e sustentável:
- Seleciona ingredientes eficazes de origem natural (extratos de videira e de uvas);
- Não utiliza ingredientes suspeitos ou indesejáveis (conservantes potencialmente perturbadores endócrinos (parabenos, fenoxietanol), ingredientes de origem animal (lanolina, queratina, cochonilha, esqualano de origem animal), óleos minerais derivados de petroquímicos (vaselina, parafina) e agentes irritantes e poluentes (lauril sulfato de sódio));
- Total transparência, tentando se aproximar do 100% natural, sem sacrificar a eficácia e a sensorialidade. Apenas usa ingredientes sintéticos desde que sejam bons e necessários. A busca de naturalidade e eficácia leva a uma constante melhoria das fórmulas de acordo com as novas pesquisas.
- Financia associações ambientais que promovem a reflorestação e a proteção das árvores. Desde 2012, a Caudalie reverte 1% da faturação para estas associações.
- Utiliza embalagens de papel ou madeira com tampas de madeira, e bisnagas com plásticos reciclados ou de origem bio.
- Criou recentemente cápsulas recarregáveis para o creme rico da gama Premier Cru.
Estes são apenas alguns exemplos de como a sustentabilidade está cada vez mais presente na cosmética. Com o avanço nas pesquisas e do conhecimento da sustentabilidade, há cada vez mais as marcas a desenvolver cosméticos sustentáveis.
Comentários (0)