Oferta de Amostras
ClubZero=Benefícios
Portes grátis >40€
ROTINA DE SKINCARE - ORDEM DE APLICAÇÃO

Cremes, sérum, leites desmaquilhantes, óleos, água micelar, tónicos, protetor solar... e agora qual a ordem de aplicação?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes na rotina de skincare, são tantos os produtos e as texturas que mesmo pesquisando online, nem sempre é percetível a ordem de aplicação.

Outrora não havia tantas opções de produtos para a rotina de beleza, o que significa que não havia as texturas variadas que temos acesso atualmente, assim como o leque de opções que cobrem as necessidade de todos os tipos de pele.

Tendo em conta esta realidade, os produtos da rotina de uma pele oleosa são diferentes, em textura, dos produtos de uma pele seca (ou deveriam ser).

Nos tempos das nossas avós havia “o creme”, que era isso mesmo, um cosmético com textura cremosa que se usava para a pele não ficar tão seca. Desde então, o ramo da cosmética e da dermocosmética evoluiu muito, e está atento às necessidades de cada tipo de pele, à variedade de ingredientes disponíveis, e às questões da pele como - rugas, manchas, secura, sensibilidade, rosácea ou acne.

Hoje temos os produtos de limpeza (muito importantes), os séruns que foram ganhando terreno, os cremes de olhos, os óleos, as essências, etc... e por esta razão é necessário ter em atenção a textura dos produtos. Uma maneira fácil de saber a ordem de aplicação é começar pela textura mais leve/liquida para a mais densa/pesada, salientando aqui apenas uma regra categórica, o protetor solar é sempre o último produto a aplicar na rotina da manhã.

Esta forma de classificar a ordem de aplicação que contempla as texturas está relacionado com o sensorial, uma textura leve ou fluida é mais rapidamente absorvida do que uma textura mais densa, sendo que isso facilita a aplicação dos produtos em sequência, e ajuda a pele a assimilar melhor os ativos de cada produto.

Então simplificando a teoria das texturas, temos:

·         liquido - águas micelares, tónicos, essências;

·         sérum - são soros/soluções mais fluidas, uma espécie de gel mais aquoso à base de pequenas moléculas, são de absorção rápida e penetração profunda;

·         gel - nesta categoria encontramos hidratantes com textura gel ou mais gelatinosa, que são de absorção rápida;

·         loção ou emulsão - são hidratantes com textura creme mas mais fluidos;

·         creme - são os conhecidos hidratantes que são com a textura creme, são mais densos e emolientes e ajudam a manter a elasticidade e a flexibilidade das camadas superiores da pele;

·         óleos- é o último antes do protetor solar. Os óleos são mais densos e necessitam de mais tempo para absorver, e ajudam a selar os cuidados anteriores. São por norma oclusivos, criam uma barreira de proteção o;

Traduzindo as texturas em produtos na ordem da rotina de skincare da manhã, temos:

1.    Limpeza;

2.    Essência ou tónico;

3.    Sérum;

4.    Creme de olhos;

5.    Hidratante;

6.    Protetor solar.

 

Lembra-se da regra que o protetor solar é sempre o último? É mesmo, e além de ser o último deve fazer parte da rotina de todos os tipos de pele.

O protetor solar é o último porque a função dele é proteger a pele dos raios solares, que além de envelhecerem a pele também provocam cancro da pele. Este cuidado forma um filme protetor na pele, que contêm na composição filtros que ajudam na proteção. Caso apliquem o creme depois do protetor por exemplo, esse filme protetor será corrompido e a função do protetor solar que é de proteger fica comprometida.

A maquilhagem vem depois de todos os produtos e o aconselhado é aguardar pelo menos 10 a 15 minutos antes da aplicação. Tomar café e o pequeno almoço entre a aplicação da skincare e a aplicação da make up é sempre uma excelente maneira de darmos tempo a todos os ativos de penetrarem na pele e de começar o dia da melhor maneira.

Na rotina de skincare noturna, a ordem é semelhante, a diferença é que já não temos o protetor para aplicar mas temos mais sujidade para remover, daí a limpeza ser tão importante.

Ordem da rotina de skincare da noite, temos:

1.    Limpeza dupla;

2.    Essência ou tónico;

3.    Sérum;

4.    Creme de olhos;

5.    Hidratante

6.    Óleo (no caso de estar na rotina);

Em caso de dúvida, lembrem sempre de sentir as texturas, podem testar e ver como a pele reage e o tempo que demora a absorver.

Agora que já sabem a ordem, cuidem e mimem a vossa pele, porque uma pele cuidada é uma pele feliz!

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist