- 0 comentários
- pele, Hidratação Profunda, Pele desidratada, Cuidados de Corpo

Acredito que a maioria das pessoas na estação de temperaturas mais baixas não hidratam a pele do corpo.
A razão é muito clara e simples - o frio. Queremos vestir roupa quente o mais rápido possível, mesmo depois de tomar banho porque a sensação de frio é tão desconfortável, que pulamos a parte em que devemos hidratar a pele do corpo.
A pele, o nosso maior órgão e também o mais exposto, está sujeita às agressões diárias e as temperaturas gélidas que se fazem sentir no Inverno muitas vezes alteram o estado da nossa pele.
Confesso que fazia parte deste grupo que saltava a hidratação nos dias muito frios, e notava que minha pele sofria e ficava mais seca com as temperaturas baixas.
O primeiro sintoma de uma pele seca, muito seca ou desidratada é o desconforto que se sente especialmente após o banho ou duche.
Além de ficar mais seca, desidratada e vulnerável, há outros indicadores que mostram que a pele precisa de hidratação, são alertas que a nossa pele envia.
Sintomas frequentes:
· Repuxamento - logo após sair do banho, a sensação que a pele está a “repuxar”, quem tem a pele seca conhece bem este sintoma.
· Pele áspera - a textura da pele, outrora macia, apresenta-se mais rugosa ao toque, há quem apelide este estado de “pele de cobra”.
· Prurido – Normalmente, depois de secar a pele há uma vontade súbita (e às vezes desesperada) de coçar. O prurido é a comichão que se sente logo após secar com a tolha.
· Descamação - Em estados de alerta de pele muito seca, a descamação é um dos sintomas mais frequentes. A pele parece que fica com caspa seca e quando coçamos vê-se pequenas películas brancas.
A camada mais superficial da nossa pele possui um manto lipídico, que é a barreira de proteção para o nosso corpo. Devido às temperaturas baixas, as células da epiderme perdem a capacidade de reter água, o que origina muitos destes sintomas.
Quando a pele envia todos estes avisos a solução é mesmo hidratar, hidratar, hidratar.
Tendo em conta o frio e a necessidade de nos vestirmos logo após o banho, há alguns conselhos e produtos que ajudam a amenizar alguns destes sintomas.
Uma maneira muito eficaz de alisar a textura da pele e prepara-la para receber todos os ingredientes bons que iremos aplicar é o dry brushing.
Mas afinal o que é o Dry Brushing?
Dry brushing, é mesmo isso que significa no idioma dos anglo-saxônicos - escovar a seco. Usa-se uma escova de cerdas naturais e faz-se uma escovação na pele seca, sem produto nenhum, apenas com a escova. Soa estranho, e aparentemente até pode piorar o estado da pele, mas só tem benefícios.
Esta técnica é usada para exfoliar a pele naturalmente, remove a células mortas, suaviza a textura da pele, facilita a absorção dos cremes e estimula a circulação sanguínea. Neste tempo Invernoso podem fazer apenas um vez por semana (sendo o ideal duas) e notarão diferenças.
O ideal é começar de baixo para cima - começar nos pés e ir subindo, escovando sempre em movimentos circulares, podem insistir em áreas como joelhos e cotovelos.
Outro conselho precioso é não tomar duche com água muito quente, quanto mais quente estiver a água, mais ressecada ficará a pele.
Um produto que faz maravilhas (e que nunca mais larguei desde que comecei a usar) são os óleos de duche.
Por norma são aconselhados para pele atópica, sensível ou para a pele delicada dos bebés, o que significa que qualquer tipo de pele pode usar, até as oleosas.
Estes óleos substituem os geís de banho e sabonetes que por vezes ajudam na sensação de “repuxamento” da pele. Têm uma textura untuosa, mas em contato com a água transformam-se numa textura leitosa e muito suave.
Estes óleo de limpeza relipidante, hidratam, protegem e confortam a pele. Ajudam a restaurar a barreira da pele, diminuindo satisfatoriamente o prurido e a descamação.
A sensação após a utilização destes óleos é o que os torna tão especiais e queridos nos meses frios, a pele fica macia e mais hidratada.
Esta simples mudança nos produtos de limpeza para o duche faz toda a diferença.
Para quem está com todos os sintomas e estados acima referidos - pele áspera, prurido e descamação, além de lavar com o óleo de banho, deve usar um creme rico que nutra a pele ademais de a hidratar.
Um creme de culto preferido para aplicar no corpo e deixar agir durante a noite (para quem tome banhos noturnos) é o Cold Cream.
O cold cream é uma emulsão de água em óleo com propriedades muito hidratantes. Por norma é mais pastoso (daí o conselho de atuar durante a noite após um duche noturno), o que contribui significativamente para a hidratação da pele.
Os ingredientes destes cremes nutrem a pele e aliviam os sintomas da pele seca, garantindo uma hidratação profunda.
Na nossa galeria encontram os melhores produtos, que garantem uma hidratação e proteção da pele.
Comentários (0)