Ao longo dos anos de profissão como maquilhadora profissional, fui recolhendo as maiores dúvidas, medos e queixas em relação a este tema que me é tão próximo - a maquilhagem.

Uma das queixas mais recorrentes está relacioanda com a duração da maquilhagem na pele. É frequente ouvir que a maquilhagem desaparece após 1h ou 2h, ou porque a base desaparece porque a pele fica oleosa, ou porque o batom esborrata, ou porque as sombras somem, etc.

A maquilhagem é uma arte e ferramenta de auto-estima extraordinária, mas não faz milagres. Por vezes parece que sim, quando vemos antes e depois ou imagens das famosas, mas a maquilhagem sozinha não garante uma pele bonita e saudável, e de longa duração.

Talvez vos espante, mas um dos maiores truques e segredos de uma maquilhagem radiante e que dura a noite a toda é a preparação da pele, e a rotina diária de cuidados que temos com a mesma. É o estado e a preparação que fazemos antes da maquilhagem que vai fazer toda a diferença no resultado final.

A escolha dos produtos de maquilhagem determina o acabamento e durabilidade da maquilhagem, em dias de festa as horas alargam-se e as emoções estão à flor da pele, o mais sensato é preparar a pele e escolher produtos de longa duração.

v  A Preparação da Pele

Afinal o que é isso da preparação da pele?!

Tal como o nome indica, é o que fazemos antes de aplicar a maquilhagem, é preparar a pele para receber a base, blush, sombras e afins.

Para que a pele esteja com uma textura refinada, luminosa e hidratada, podemos preparar com:

·         tónico com ácidos (ácido glicólico, por exemplo) que faz uma microexfoliação;

·         sérum ou ampola antioxidante (de vitamina C, por exemplo);

·         Creme para o contorno de olhos, para garantir que o corretor não vinque nas linhas e rugas;

·         creme hidratante não oleoso, que deixe a pele com um viço de hidratação sem acrescentar óleo ou fazer uma camada muito fina de uma máscara SOS de hidratação.

Com estes passos, que roubam apenas 10 minutos conseguem uma pele fresca, hidratada e preparada para receber a maquilhagem.

Com a pele preparada, o próximo passo é criar uma tela perfeita. Através de base, corretor e pós de perlimpimpim conseguimos uma tez uniforme e estamos prontos para brilhar.

v  A Maquilhagem

Maquilhar é uma arte, envolve pincéis, texturas, acabamentos, cores e criatividade.

“Pintar a cara” (como se diz na gíria popular) é como pintar uma tela ou uma parede, ambos precisam de preparação - gesso, primários, tapa poros e só de depois vem a cor. Na maquilhagem é igual, a prepararação vai trazer a hidratação e vai ajudar a limpar os poros. Depois,para que a maquilhagem dure e para disfarçar os poros, o primeiro produto antes da cor é o primário, mais conhecido como primer.

·         Primer

Os primers ajudam a disfarçar o tamanho dos poros, a alisar a textura da pele e garantem que a maquilhagem dura mais tempo.

·         Base e Corretor

Aplicam o primer em todo o rosto e de seguida vem a base e o corretor. A base uniformiza o tom da pele (usem o tom mais próximo possível da vossa pele), e o corretor ajuda a corrigir tons mais fortes que destoam do nosso tom de pele como olheiras, hiperpigmentações ou borbulhas, e é exatamente nestes pontos que deve ser aplicado. Em sinergia unificam o tom e criam a tela perfeita para usar cores.

·        

Antes da cor há que fixar o combo base+corretor, que são de textura cremosa e necessitam de fixação para que durem mais tempo. Para este passo aplica-se o pó translúcido, principalmente na zona T - testa, nariz e queixo que tendem a ser as zonas mais oleosas. Fixam também a zona do corretor de olheiras com pouco pó para não acumular ao longo das horas. Ainda na categoria pó (apesar de haver mais texturas, esta é a mais tradicional), temos o pó bronzeador e o blush, que podem aplicar depois de selaram a maquilhagem com o pó translúcido.

·         Smokey Eye aka Olho Esfumado

Festa que é festa pede um olho esfumado. É um clássico nas maquilhagens noturnas para jantares e festas. Também é um passo assustador de se fazer, porque existe a ideia que vai borrar a maquilhagem toda e ficar com olhos de panda. Mas existem truques infalíveis que além de fixarem a cor sem que ela caia, torna o processo muito mais rápido para se fazer em casa. O truque é maquilhar o olho por camadas, para isso vão necessitar de uma sombra em creme ou um lápis de olhos cremoso - este passo além de garantir que a sombra dura muito mais tempo, também funciona como uma espécie de cola, onde o pó é fixado pela base cremosa. Comecem por aplicar a fórmula em creme (lápis ou sombra) na pálpebra móvel, com o dedo ou pincel e depois, aplicam com toques (sem esfregar) a sombra em pó por cima para garantir uma maior fixação. A técnica é pressionar o pó no creme para um look perfeito sem necessidade de aplicar novamente. No fim, com um pincel de esfumar, esfumam em movimentos vai e vem entre a pálpebra móvel e a pálpebra fixa. Aplicam algumas camadas de máscara de pestanas et voilá!

·         Batom Que Dura e Dura

Já se sabe que com a comida e a bebida é o primeiro produto a desvanecer. Contudo, também há truques para que dure e resista a beijinhos e jantares. O truque mais básico é usar um lápis de contorno de lábios, além de fixar a textura do batom, ajuda a contornar e a destacar o formato dos lábios. Primeiro aplicam o lápis, comecem pelos cantos exteriores e sigam o vosso contorno natural até o centro dos lábios, e preencham os lábios todos com o lápis. Esta técnica é usada por make up artists para garantir que o batom não transborda a linha dos lábios, para conseguir uns lábios mais mais preenchidos e voluptuosos, para criar mais simetria e para garantir maior duração do batom. Os batons com textura mate, que podem ser líquidos ou o formato batom clássico são de maior duração e os mais aconselhados.

No caso de preferirem brilho nos lábios e texturas mais emolientes, podem aplicar gloss no centro dos lábios e esbater com o dedo anelar ou usar uma batom mais cremoso, mas lembrem-se que durará menos e necessitará mais retoques.

O Que Levar Para Retocar

Se seguirem estes truques e dicas a vossa maquilhagem vai durar muito mais tempo, contudo há 3 produtos que podem e devem levar na carteira, para aquele retoque para as fotos.

O corretor, que vai ajudar a camuflar uma ou outra imperfeição que está mais presente e, dar um ar mais fresco à maquilhagem, um pó compacto e um pincel para os brilhos indesejados da zona T e o batom que eventualmente necessitará de ser avivado.

Arrisquem e usem a maquilhagem a vosso favor, para vos dar aquela injeção de auto-estima.  Com este guia de maquilhagem de longa duração, vão arrasar nas festas deste ano.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.