man.cha

nome feminino

1. Mácula, nódoa.

2. Malha.

3. Defeito; imperfeição.

4. Pincelada.

"mancha", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Procurei em vão encontrar um significado bonito para a palavra mancha. Pincelada é poético, mas quem tem manchas e se olha ao espelho, não vê pinceladas cor de chocolate mas sim manchas, castanhas, irregulares e presentes. A solução é aceitar e lidar da melhor maneira, e para isso devemos saber mais sobre elas e perceber como as podemos cuidar.

As manchas escuras podem aparecer a qualquer momento, em diferentes idades e tipos de pele, e em várias partes do rosto: testa, maças do rosto, nariz e acima do lábio superior (zona do buço) e queixo, e são o nome mais comum a que damos ao melasma.

O melasma é uma hiperpigmentação que ocorre devido a alguns fatores - predisposição genética, gravidez, lesões cutâneas e a exposição solar, sendo esta última a causa primordial do aparecimento das manchas. Aparecem devido a um desequilíbrio na produção de melanina (o pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos), em que os melanócitos produzem melanina em excesso e formam as manchas.

O melasma é mais comum nas mulheres e apesar de não ser uma doença, mas sim uma condição crónica, afeta muito a autoestima de quem as tem. A prevenção é essencial o ano todo, e o principal pilar do tratamento do melasma é o protetor solar, visto que é a radiação ultravioleta, infravermelha e a luz azul que originam as hiperpigmentações.

É no Verão que as manchas ganham maior destaque, e é também nesta altura que surgem novas. Muitos dos cosméticos que atuam no melasmo não são aconselhados no Verão, pelo que torna o Outono, a estação ideal para lidar com as desditosas manchas.

Existe no mercado uma oferta variada de cosméticos que ajudam a atenuar a coloração da hiperpigmentação, os ativos para o tratamento antimanchas funcionam através de microexfoliações que removem as camadas superiores da epiderme reduzindo assim a coloração das manchas, inibem a síntese de melanina e/ou tem propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir o fotoenvelhecimento. Temos ao nosso dispor um cocktail de ingredientes fantásticos que não prometem a remoção total da mancha, mas que ajudam a clarear e a uniformizar o tom da pele.

A escolha dos produtos para a rotina “adeus manchas” vai sempre depender do tipo de pele, assim como do tipo de hiperpigmentação a tratar.

O micropeeling que podemos fazer em casa diariamente consiste na aplicação de produtos tópicos com ácidos, que removem a camada superficial da pele e promove a renovação celular, o que resulta numa pele mais uniforme e luminosa.

Os ácidos mais comuns são os AHA -  alfahidroxiácidos, como o ácido glicólico ou láctico e nos antioxidantes - a vitamina C, o ácido ferúlico e o resveratrol estrelam vários cosméticos. Podemos encontrar estes ingredientes maravilha em loções, séruns e cremes, contudo é crucial a aplicação de um protetor solar todos os dias, além de ser a medida principal de prevenção do envelhecimento da pele e aparecimento das manchas, estes ativos devem ser sempre usados em conjunto com um protetor solar.

Selecionamos alguns dos produtos que, usados regularmente na rotina de beleza, irão fazer toda a diferença na saúde da pele e das manchas.

Prevenir, cuidar e proteger são fundamentais quando falamos da saúde da pele.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.