- 0 comentários
- Manchas, Cuidados diários, Prevenção manchas, Tratamentos Manchas

Quando o tempo começa a aquecer e o sol nos convida para estarmos mais tempo ao ar livre, é o momento para pensar nas manchas e na prevenção delas.
Para quem tendência a formar manchas ou já tem hiperpigmentações, é importante distinguir a prevenção do tratamento.
Como se formam as manchas?
As manchas formam-se devido a um desequilíbrio do melanócito. As manchas são hiperpigmentações que ocorrem devido a alguns fatores – predisposição genética, gravidez, lesões cutâneas e principalmente a exposição solar.
Sempre que o melanócito (célula de defesa da melanina) se sente ameaçado produz melanina a mais para defender a pele, e forma uma mancha. Isto significa que os raios solares que deixam a pele bronzeada estão na verdade “a atacar” a pele, e por essa razão ela cria “mais cor”, numa tentativa de proteção.
Como prevenir para não aparecer ou escurecer manchas já existentes?
A maior e mais eficaz arma de proteção é o protetor solar.
Desta forma, é fundamental usar devidamente o SPF na quantidade correta e com a frequência necessária no dia a dia, especialmente nos meses de maior calor.
1. O protetor solar deve-se usar o ano todo, todos os dias.
2. A quantidade de protetor solar a usar é equivalente a uma colher de chá para o rosto e pescoço.
3. Recomenda-se que tenha SPF30 e nos meses de mais calor SPF50.
4. Deve ser reaplicado, pelo menos de 2 em 2 horas quando se está exposto ao sol.
5. Não esquecer de terminar sempre a aplicação nas mãos, para evitar manchas nas mãos.
Após a exposição solar é frequente as manchas já existentes estarem mais nítidas porque hiperpigmentam mais quando expostas ao raios quentes mas nocivos do sol, e muitas pessoas só se lembram das manchas no fim da exposição solar, por esta razão a palavra de ordem é prevenir.
Para quem quer evitar manchas ou o escurecimento de manchas existentes, é altamente recomendado que protejam o rosto da exposição direta, mesmo usando protetor é sempre melhor prevenir, usando acessórios como chapéus de aba larga ou manter o rosto na sombra.
Os ingredientes aliados da prevenção são os antioxidantes, dentro desta categorias de ativos, destacamos:
· Vitamina C
· Ácido Ferúlico
· Resveratrol
· Vitamina E
· Superóxido dismutase
· Silimarina
Estes ativos, além de ajudarem a prevenir manchas, são poderosos aliados contra o envelhecimento e atuam na falta de firmeza, na prevenção das rugas e resgatam a luminosidade natural da pele.
Existe no mercado uma vasta opção de produtos que contêm estes ativos, incluindo – séruns, creme de olhos, essências e cremes de rosto.
Numa rotina diária da pele aconselhamos que incluam um sérum antioxidante após a limpeza da pele.
Unir o poder antioxidante à proteção solar no final da rotina de skincare da manhã é uma combinação excecional para a pele a todos os níveis.
E para quem já tem manchas instaladas e quer tratá-las?
Para quem tem manchas, o conselho de prevenção nos meses de mais sol é totalmente válido. Neste caso, irá prevenir a formação de novas manchas (visto que já existe uma predisposição para elas) e irá prevenir o escurecimento das mesmas, porque quanto mais escura ficarem mais difícil será de clarear.
O tratamento das manchas fica reservado para os dias em que não há exposição solar (especialmente no Inverno), isto porque alguns dos ingredientes despigmentantes são fotossensibilizantes e não devem ser usados durante a exposição solar.
Os ativos para o tratamento anti-manchas funcionam através de micro-exfoliações que removem as camadas superiores da epiderme reduzindo assim a coloração das manchas.
Ajudam a inibir a síntese de melanina e a prevenir o fotoenvelhecimento. Temos ao nosso dispor um cocktail de ingredientes fantásticos que não prometem a remoção total da mancha, mas que ajudam a clarear e a uniformizar o tom da pele.
Destacamos:
· Ácido kójico
· AHA –alfahidroxiácidos, tais como o ácido glicólico
· Retinol
· Hidroquinona
· Alfa-arbutina
Para que estes ativos sejam eficazes é necessário que trabalhem em conjunto com um protetor solar, assim relembramos a obrigatoriedade de usar protetor solar todos os dias.
Estes ingredientes não são clareadores de pele, mas sim de manchas e atuam por inibição da tirosinase – que leva a formação da melanina.
Na nossa fotogaleria encontram produtos com ativos para a prevenção e tratamento das manchas.
Comentários (0)