“Viver é envelhecer, nada mais.”

Simone de Beauvoir

 

É uma verdade universal, envelhecer faz parte de viver. Aceitar o nosso envelhecimento biológico é aceitar que estamos vivos.

Muito se fala e escreve sobre o envelhecimento, não porque o queremos evitar mas sim porque vivemos na era do stress e na era digital, e esses fatores externos aceleram o nosso envelhecimento, e é exatamente isso que não queremos.

O sol acelera muito o envelhecimento do nosso maior órgão, por isso é muito importante usar protetor solar dia sim dia sim, mas como estamos na era digital há outra luz que compete com o nosso amado astro-rei, a famigerada luz azul.

Mas afinal o que é a Luz Azul?

É um espectro dentro da luz visível, ou seja, é a luz com cor que pode ser vista pelo olho humano.

Esta luz é poderosa, tem um espectro de radiação entre 450nm, a seguir à radiação ultravioleta (do sol), é a luz no espectro visível que apresenta maior energia, e que tal como a dos raios solares tem a capacidade de penetrar profundamente na derme e na epiderme, daí o envelhecimento digital.

A Luz Azul é a luz desta era digital que vivemos, e é emitida pelos aparelhos eletrónicos - telemóveis, computadores, tablets, televisões e luzes LED.

Diferente da luz do Sol, a luz azul não provoca escaldões mas é uma inimiga silenciosa a que estamos expostos diariamente, e que vai acelerando os sinais de envelhecimento - rugas, linhas finas e hiperpigmentação (manchas castanhas).

O que fazer para proteger a pele da Luz Azul?

Já sabemos que esta luz está relacionada com dispositivos eletrónicos, e que passamos demasiado horas ao ecrã, seja do telemóvel ou do computador, portanto a primeira medida é instalar filtros de luz azul no telemóvel. Estes filtros também conhecidos de “modo noturno” ajustam a cor do ecrã e reduzem o cansaço visual.

A Luz Azul faz parte das temperaturas altas, e estudos científicos defendem que esta luz além de provocar o envelhecimento precoce da pele, inibe a secreção de melatonina, a hormona que influencia o ritmo do ciclo circadiano e que é fundamental para um bom descanso noturno.

Conselhos preciosos para proteger da Luz Azul:

·         Usar óculos com lentes que filtrem a luz azul, para proteger a pele delicada e fina do contorno ocular.

·         Na hora de dormir, evitar mexer no telemóvel, a luz vai influenciar negativamente o sono.

·         No trabalho ou teletrabalho, descansar os olhos dos ecrãs alguns minutos por dia.

·         Usar cosméticos com antioxidantes e proteção específica para esta “nova” luz.

 

A pele está a envelhecer mais rapidamente, e estes estudos sobre estas fontes de energia fazem com que os laboratórios cosméticos tenham cada vez mais em atenção o uso de ingredientes que ajudem a proteger destas fontes de luz nocivas.

Para evitar o envelhecimento precoce digital na pele, tendo a cosmética como aliada e melhor amiga, é essencial uma rotina de beleza que não só limpe e hidrate, mas que também proteja.

Limpar a pele todas as manhãs e noites para eliminar a sujidade acumulada que oxida e envelhece a pele, e fazer uma exfoliação ou usar soluções com AHA para manter a pele o mais limpa possível.

Escolher um sérum com ingredientes antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Destacamos os séruns e cremes com vitamina C, ácido ferúlico, vitamina E e a carnosina.

Usar protetor solar 365 dias por ano (366 dias nos anos bissextos), mesmo estando em casa, para proteger da Luz Azul emitida pelos aparelhos eletrónicos que usamos diariamente. Já existem várias opções no mercado de protetores com essa opção de proteção contra a luz visível/luz azul.

Assim como a luz natural do Sol tem benefícios para o ser humano, também a luz azul tem, mas temos de aprender a proteger dos malefícios.

Ter uma rotina de cuidados com antioxidantes e proteção contra os raios UVA/UVB e Luz azul não impede o envelhecimento biológico, porque tal como dizia a grande filosofa e escritora Simone de Beauvoir “Viver é envelhecer, nada mais.”, mas prolonga a juventude e viço de uma pele saudável.

E é justamente isso que buscamos.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.