Oferta de Amostras
ClubZero=Benefícios
Portes grátis >40€
FRIZZ NO CABELO - PORQUE ACONTECE E COMO EVITAR

Todas nós temos cabelo rebeldes, aqueles que parecem ter vida própria e saem desalinhadamente da restante cabeleira. E, normalmente, quando este fenómeno acontece damos o nome de frizz ou cabelo frisado.

Mas afinal o que é o frizz e como acontece?

Todos os tipos de cabelos podem padecer desta situação porque uma das principais causas é a carga elétrica estática presente nos fios. Esta carga faz com que eles se repelem entre si, originando o frizz, em que uns fios ficam mais elevados que outros.

Alguns tipos de cabelo tem tendência a desenvolver mais frizz - cabelos encaracolados ou cacheados, ressecados ou danificados. A razão é simples, a cutícula, que é a camada mais externa do fio, ao invés de estar fechada e alinhada, abre-se e origina esse aspeto arrepiado. Também o cabelo grisalho tem tendência para ficar frisado devido à falta de melanina.

Mas existem outras razões:

·         A lavagem do cabelo com água demasiado quente;

·         O secar/esfregar os fios com a toalha após o banho;

·         O uso de pentes de plástico;

·         O excesso de procedimentos químicos (descolorações e alisamentos);

·         A humidade do próprio ar;

·         A má utilização do secador;

·         A falta de hidratação nos fios, que o torna mais seco e apto ao frizz.

O cabelo humano é muito sensível à eletricidade, pentear o cabelo com escovas que tenham os dentes de plástico, ou usar tecidos sintéticos é o suficiente para arrepiar de imediato os pelos. Por outro lado, esses cabelos arrepiados podem ser cabelos novos que estão a crescer, resultantes das quedas de cabelo ou fios que sofreram quebra devido a agressões (tintas e procedimentos químicos).

Posto isto, não desanimem existem alguns cuidados que ajudam a controlar e a diminuir significativamente o frizz capilar. A principal maneira de o reduzir é hidratar sempre o cabelo, através de condicionadores, máscaras, serúns, óleos e leave-ins.

Cuidados que ajudam a controlar os fios rebeldes:

·         Usar champô no couro cabeludo, e condicionador no meio e pontas para ajudar a fechar as cutículas;

·         Terminar a lavagem do cabelo com água fria ou morna, a água fria conduz a eletricidade e absorve a energia do cabelo;

·         Depois de lavado, retirar o excesso de água suavemente com uma toalha macia ou de microfibra;

·         Não esfregar freneticamente o cabelo com a toalha, mas sim fazer movimentos de apertar;

·      Ao usar o secador ter sempre em atenção a distancia do aparelho e usar um protetor térmico. Afastar cerca de 15cm a 20cm do cabelo e secar com movimentos contínuos, de cima para baixo e nunca demasiado quente;

·     No desembaraçar, os dentes de metal ou plástico das escovas aumentam a eletricidade estática, o ideal é pentear com escovas ou pentes de dentes largos de madeira/naturais;

·       A hidratação é fundamental, é aconselhado aplicar máscara nutritiva uma vez por semana e usar séruns reparadores, e cuidados antifrizz para ajudar a diminuir a eletricidade no cabelo no dia a dia.

Alguns hábitos diários que parecem inofensivos podem provocar mais eletricidade e arrepiar os fios, tais como o simples gesto de tocar constantemente no cabelo, massajar os fios quando lavamos de cima para baixo (para diminuir o frizz, o conselho é massajar de baixo para cima)m e usar as ferramentas de styling demasiado quentes (secador, babyliss, etc).

Mas calma, não precisam de abdicar dos aparelhos para conseguir o babyliss ou liso de sonhos,  apenas é necessário alguns cuidados extra com a temperatura dos aparelhos,  e proteger o cabelo antes e depois.

Uma dica importante para quem quer diminuir o frizz é fazer destes conselhos um hábito para que gradualmente o cabelo recupere a hidratação e a suavidade. Claro que nos dias de chuva não há muito a fazer, mas a aceitação também faz parte do processo, afinal todos temos #badhairdays.

Na fotogaleria encontram os melhores cuidados que ajudarão a domar o frizz.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist