Oferta de Amostras
ClubZero=Benefícios
Portes grátis >40€
FOTOPROTEÇÃO: ESSENCIAL PARA UMA PELE SAUDÁVEL E BONITA

Atualmente, ainda há quem associe o uso de protetor solar ao Verão durante as idas à praia ou à piscina, e que, mesmo nessas situações, coloque protetor solar com um fator de proteção baixo e não reaplique ao longo do dia, para que possa bronzear ao máximo. Também é recorrente vermos pessoas a chegarem à praia nas horas de maior calor e, por vezes com crianças, e estarem completamente expostas à radiação solar. Mas afinal quais são as consequências deste comportamento?

·       A importância da Fotoproteção

A Fotoproteção caracteriza-se por um conjunto de medidas preventivas para evitar os danos causados pela radiação solar, sendo os raios UVA e UVB os mais prejudiciais. Os raios UVA, penetram em profundidade na pele e causam envelhecimento precoce, manchas de pigmentação escuras, cancro de pele e alergia solar. Por outro lado, os raios UVB, responsáveis pelo bronzeado, podem causar queimaduras solares. Os raios UVA são indolores e resistentes, dado que têm a capacidade de atravessar nuvens, vidros e a camada mais superficial da nossa pele. No nosso dia-a-dia e durante todo o ano, estamos expostos a esta radiação.

·       Recomendações para uma correta Proteção Solar

Agora que compreendemos os malefícios que os raios UVA e UVB podem causar à nossa pele, há que tomar medidas preventivas: usar protetor solar e seguir as recomendações das autoridades de saúde: evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h, usar protetor solar adequado ao fototipo da pele e evitar a exposição contínua ao sol, sobretudo no caso das crianças. Em caso de exposição, deve ser usado chapéu e roupa protetora e, no caso de os olhos estarem desprotegidos devem também ser usados óculos de sol.

Os protetores solares são geralmente classificados de acordo com o seu SPF (fator de proteção solar). De forma a evitar danos solares, é crucial escolher o SPF certo. Há quatro níveis de proteção: baixo (fator 6 a 10), médio (15 a 25), alto (30 a 50) e muito alto (50+). Quanto maior for o nível de proteção, maior será o tempo em que se pode estar exposto, sem estar em risco de queimadura solar. Por exemplo, um fator de proteção 30, significa que a pele demora 30 vezes mais tempo para ficar vermelha em comparação à pele desprotegida. Ainda na escolha do protetor é necessário ter em conta o fototipo, ou seja, para uma pele clara, mais suscetível a queimaduras e sensibilidade, deve ser escolhido um protetor solar idealmente com SPF 50, enquanto numa pele morena deve ser usado um protetor com, pelo menos, SPF30.

Nunca esquecer de colocar uma quantidade generosa e distribuir de forma uniforme por toda a pele para garantir a proteção correta. A primeira aplicação deve ser cerca de 30 minutos antes do ínicio da exposição solar. Para manter a proteção, o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas ou após transpiração excessiva, nadar ou secagem com a toalha, uma vez que são situações em que a proteção é comprometida.

·       Tipos de protetores

Há protetores para rosto, corpo, lábios e cabelo, podendo ser recomendados para bebés, crianças e adultos. Existem também protetores para casos específicos como manchas, acne, rosácea ou cancro de pele.

Os protetores faciais têm texturas e composições adequadas a cada tipo de pele: normal, mista, oleosa, seca ou sensível. Normalmente como é uma zona muito exposta, logo mais suscetível a reações alérgicas e envelhecimento prematuro, é recomendado o uso diário de proteção solar como parte integrante da rotina de skincare facial matinal.  Os praticantes de desportos náuticos devem aplicar os sticks em camada espessa, para uma proteção extra. Para os que pretendem um efeito de “pele perfeita”, existem também protetores com cor que se adequa ao tom da pele.

Os lábios também devem ser protegidos ao longo do ano, com especial atenção nos dias de maior exposição solar por ser uma zona com pele mais fina. O corpo, deve ser protegido de acordo com a exposição ao sol, por exemplo, quem trabalha, sobretudo, no ambiente exterior, como é o caso dos agricultores ou dos trabalhadores da construção civil, devem colocar protetor nas zonas mais expostas, como pernas e braços. Para os amantes de uma pele bronzeada, existem disponíveis protetores com ingredientes que promovem o bronzeado enquanto protegem dos raios solares e suplementos autobronzeadores.  O cabelo também deve ser igualmente protegido uma vez que o sol, a areia e o mar podem deixá-lo seco e danificado.

No caso dos bebés, até aos seis meses não é recomendada a exposição solar direta uma vez que a pele ainda é muito frágil. A partir dos 6 meses, podem ser aplicados protetores solares com filtros solares físicos que refletem a totalidade da radiação solar. Os protetores para crianças devem ser aplicados a partir dos 3 anos. Há marcas que, para facilitar a vida familiar disponibilizam protetores que podem ser aplicados por toda a família e podem ser aplicados no rosto, corpo e cabelo.

·       Suplementos

Podem ser ainda associados suplementos alimentares para ajudar a preparar a pele para os períodos de maior exposição solar. A ingestão destes suplementos permite minimizar o risco de alergias solares, bronzear mais rápido e ter um bronzeado mais prolongado.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist