ERROS DE MAQUILHAGEM QUE ENVELHECEM

A maquilhagem é uma arte, e tal como todas as artes tem várias facetas.

Se por uma lado tem o poder de dar um ar mais saudável e jovial, por outro, tem o poder de envelhecer e evidenciar o que não queremos.

Com o avançar da idade, o rosto altera-se, a pele muda e a aplicação da maquilhagem também requer mudança. Na dúvida, a máxima “menos é mais” é o lema a adotar quando o assunto é maquilhagem.

Então vamos lá aos erros mais comuns, que em vez de enaltecer os traços, fazem exatamente o oposto.

Base

Bem sabemos que uma das coisas mais complicadas no assunto maquilhagem é encontrar a cor perfeita de base para a tonalidade da pele. Contudo, um dos erros mais comuns é usar o tom de base mais escuro (às vezes muito mais escuro) para imitar o bronze.

Este erro além de não ter o efeito desejado, é demasiado óbvio, porque é visível a diferença da cor do rosto para o resto do corpo, mesmo no Inverno (olá mãos e pescoço pálido). Juntamente a este erro de base mais escura, junta-se outro erro, o excesso de produto.

A base tem uma função - uniformizar o tom da pele, ou seja, ajuda a camuflar mas não corrige imperfeições, nem é suposto imitar o bronze do sol. Para esses efeitos temos o corretor que serve para corrigir, e o pó bronzeador para aquecer a tonalidade da tez.

No geral, o excesso de produtos - base, corretor, pó, blush, é um erro de maquilhagem. Ademais de envelhecer, marca e vinca tudo que não queremos - rugas, pés de galinha e borbulhas.

Corretor

Como foi referido, o excesso de produto evidencia tudo o que não queremos. Na zona ocular, que tem a pele mais fina e denuncia as primeiras linhas, vai vincar ainda mais.

Mas o erro comum neste produto em especifico é a escolha do tom. Sim, o mesmo equívoco da base, mas neste caso a escolha recaí nos tons muito mais claros que o tom do rosto.

Já sei, a ideia é iluminar porque as olheiras escuras não são nada apelativas e dão um ar cansado... na teoria este conceito não está errado, até porque há um tipo de corretor para essa finalidade de “iluminar”, e por norma é um tom (apenas um tom) mais claro. Mas não é esse corretor/iluminador que está em foco, mas sim o corretor que se usa para corrigir e neutralizar as imperfeições. No caso de olheiras escuras ou borbulhas, a cor mais clara do corretor não vai neutralizar ou corrigir, mas sim chamar ainda mais a atenção, tudo o que é iluminado é destacado. Um tom mais parecido ao tom da pele é a melhor opção para ajudar a corrigir as pequenas imperfeições.

 

O desacerto no pó é o mesmo - a quantidade excessiva. Antes de tudo, a pele nem sempre precisa de pó, por exemplo, uma pele seca ou desidratada não gosta muito de pó, e o excesso de produto vai dar um aspeto baço e vincar rugas e zonas desidratadas. O mesmo acontece na zona abaixo dos olhos, o pó ajuda a selar o corretor que é liquido, mas lembrem-se que essa zona tem a pele mais fina e que o pó vinca tudo.

Blush

A caixinha de saúde pode não ter esta conotação quando aplicado em demasia e nos locais errados. Este produto sofre de dois erros muito comuns - a ausência e o exagero.

O blush não é unânime, há quem não goste porque tem receio de ficar com cara de quem bebeu um copito de vinho a mais, e há quem adore e na hora de aplicar exagere na cor.

Quando se usa base, o rosto fica todo do mesmo tom (a base uniformiza), sendo que é necessário trazer a dimensão e a cor de volta ao rosto nos sítios certos. Daqui advém o epíteto “caixinha de saúde”, porque o rubor natural dá um ar de saúde.

Pele

Ainda que, a escolha errada das cores e o excesso de produto sejam os erros mais comuns de maquilhagem, o erro primordial é a preparação da pele.

Nenhuma maquilhagem, por melhor que seja, ficará como esperado se a pele não estiver cuidada e saudável. 

Limpar a pele e desmaquilhar diariamente é essencial para que a pele esteja recetiva a todos os cuidados que devemos aplicar. Antes da maquilhagem é indispensável que a pele esteja bem hidratada, só assim a maquilhagem terá o efeito que procuramos.

Em modo de conclusão, cuidar da pele - limpar e hidratar e ter parcimónia na aplicação, são os melhores truques de maquilhagem.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist