CUIDADOS DIÁRIOS DA PELE E MUCOSAS DO BEBÉ

Quais os cuidados a ter no dia a dia para um bebé repleto de conforto e uns papás descansados!

 Pele do Bebé vs Pele do Adulto

A pele do bebé é uma pele mais fina, sensível e frágil comparativamente com a pele do adulto, pelo que necessita de cuidados diferenciados. Enquanto a pele do adulto apresenta o pH ácido, a do bebé tem um pH perto do valor neutro. A pele do bebé tem menor espessura e menor quantidade de gorduras, o que leva a uma menor capacidade de defesa contra a desidratação e a proliferação bacteriana. Conforme a criança vai crescendo, a pele vai adquirindo resistência.

Higiene

A higiene é o cuidado base para se obter uma pele nas condições ideais.

O banho do bebé é uma etapa muito importante para garantir uma boa limpeza da pele no entanto, é necessário ter em atenção alguns cuidados específicos para evitar desconfortos cutâneos:

  • Deverá ser de curta duração (5 a 10 minutos);
  • A temperatura da água estar próxima da temperatura corporal (36ºC-37,5ºC);
  • O creme ou gel de limpeza deve ser suave, líquido, sem sabão, álcool, parabenos ou perfume, com um pH o mais próximo possível do pH neutro e de acordo com a pele: normal ou atópica.

A hora do banho varia consoante a reação do bebé: se ficar relaxado, o banho pode ser dado no final do dia ou no início da noite, no entanto, se o banho for estimulante, é recomendado que este seja de manhã ou ao início da tarde. Não há necessidade de o banho ser diário, podendo ser utilizadas toalhitas ou compressas humedecidas com água de limpeza, como alternativa. Nas primeiras 2 a 4 semanas, o banho deve ser apenas com água limpa.

Há zonas que exigem cuidados mais específicos como:

o   Olhos: devem ser lavados com uma compressa embebida em soro fisiológico com um movimento do canto externo até ao canto interno (da zona mais limpa para a zona mais suja). Para evitar infeções cruzadas, deve ser utilizada uma compressa para cada olho.

o   Ouvidos: limpar com uma toalha a parte externa do ouvido. Os cotonetes e os aspiradores de secreções não são recomendados pois podem empurrar a cera e causar oclusão do ouvido, além de poder ocorrer perfuração do tímpano.

o   Nariz: aplicar algumas gotas de soro fisiológico e, se necessário, uma compressa para remover as secreções que se encontram na ponta do nariz. A aspiração deve ser evitada e apenas realizada quando o bebé estiver constipado, pois pode fazer com que as narinas inchem e piorar a respiração.

o   Unhas: devem ser mantidas curtas de modo a evitar arranhões e acumulação de sujidade. Pode ser utilizado um pequeno corta-unhas, uma lima de papel ou uma tesoura de bicos redondos. Idealmente, devem ser cortadas quando o bebé está a dormir uma vez que é a altura em que se encontra mais calmo. De acordo com o crescimento, devem ser cortadas a cada 7 ou 10 dias.

o   Umbigo: a zona do coto umbilical deve ser limpa com compressas esterilizadas e soro fisiológico até 2 a 3 dias após a sua queda. É importante garantir que esta zona se mantém limpa e seca para prevenir infeções.

o   Muda da fralda: idealmente limpar com água morna ou água de limpeza, na impossibilidade destas opções, utilizar as toalhitas, dando preferência a toalhitas à base de água. Deixar secar bem. Aplicar o creme barreira apenas se a zona se encontrar com vermelhidão. No caso das meninas, a limpeza deve ser feita da frente para trás.

 Hidratação

Após o banho, é recomendada a aplicação de um cuidado hidratante para prevenir a desidratação que pode causar vermelhidão ou prurido, e consequentemente deixar o bebé desconfortável. Uma pele corretamente hidratada fica mais protegida contra os agressores externos e menos suscetível a infeções. O cuidado hidratante deverá ter as seguintes características:

  • Formulação o mais minimalista possível;
  • pH neutro ou ligeiramente ácido;
  • Sem perfume e hipoalergénico;
  • Conter na sua composição óleos vegetais e manteigas, como o óleo de amêndoas doces ou calêndula;
  • Ser isento de parabenos, lanolina, corantes, conservantes, silicones e óleos minerais.

Estes produtos devem ser aplicados em pequena quantidade na pele limpa e seca, em movimentos circulares, para promover a absorção. Antes de aplicar na pele do bebé, é recomendado aquecer entre as mãos para se aproximar da temperatura da pele do bebé. Ao aplicar no rosto, evitar o contorno ocular, onde a pele é mais sensível. Usar produtos específicos, no caso da pele atópica.

Que produtos aconselhamos?

Existem diversas marcas e gamas que podem ser usadas na pele do bebé. Para escolher os produtos a utilizar no bebé, é recomendado analisar as características da pele do bebé. 

Produtos relacionados

A-Derma Primalba Leite de Limpeza 500ml
Disponível
Bebé Banho

A-Derma Primalba Leite de Limpeza 500ml

(2)
Bioderma ABCDerm Change Intensif Muda de Fralda 2x75g
Disponível
Muda de Fralda

Bioderma ABCDerm Change Intensif Muda de Fralda 2x75g

Uriage Bébé 1ª Muda 100ml
Últimos artigos em stock
Muda de Fralda

Uriage Bébé 1ª Muda 100ml

(1)

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist