Oferta de Amostras
ClubZero=Benefícios
Portes grátis >40€
CUIDADOS DIÁRIOS DA PELE E MUCOSAS DO BEBÉ

Quais os cuidados a ter no dia a dia para um bebé repleto de conforto e uns papás descansados!

 Pele do Bebé vs Pele do Adulto

A pele do bebé é uma pele mais fina, sensível e frágil comparativamente com a pele do adulto, pelo que necessita de cuidados diferenciados. Enquanto a pele do adulto apresenta o pH ácido, a do bebé tem um pH perto do valor neutro. A pele do bebé tem menor espessura e menor quantidade de gorduras, o que leva a uma menor capacidade de defesa contra a desidratação e a proliferação bacteriana. Conforme a criança vai crescendo, a pele vai adquirindo resistência.

Higiene

A higiene é o cuidado base para se obter uma pele nas condições ideais.

O banho do bebé é uma etapa muito importante para garantir uma boa limpeza da pele no entanto, é necessário ter em atenção alguns cuidados específicos para evitar desconfortos cutâneos:

  • Deverá ser de curta duração (5 a 10 minutos);
  • A temperatura da água estar próxima da temperatura corporal (36ºC-37,5ºC);
  • O creme ou gel de limpeza deve ser suave, líquido, sem sabão, álcool, parabenos ou perfume, com um pH o mais próximo possível do pH neutro e de acordo com a pele: normal ou atópica.

A hora do banho varia consoante a reação do bebé: se ficar relaxado, o banho pode ser dado no final do dia ou no início da noite, no entanto, se o banho for estimulante, é recomendado que este seja de manhã ou ao início da tarde. Não há necessidade de o banho ser diário, podendo ser utilizadas toalhitas ou compressas humedecidas com água de limpeza, como alternativa. Nas primeiras 2 a 4 semanas, o banho deve ser apenas com água limpa.

Há zonas que exigem cuidados mais específicos como:

o   Olhos: devem ser lavados com uma compressa embebida em soro fisiológico com um movimento do canto externo até ao canto interno (da zona mais limpa para a zona mais suja). Para evitar infeções cruzadas, deve ser utilizada uma compressa para cada olho.

o   Ouvidos: limpar com uma toalha a parte externa do ouvido. Os cotonetes e os aspiradores de secreções não são recomendados pois podem empurrar a cera e causar oclusão do ouvido, além de poder ocorrer perfuração do tímpano.

o   Nariz: aplicar algumas gotas de soro fisiológico e, se necessário, uma compressa para remover as secreções que se encontram na ponta do nariz. A aspiração deve ser evitada e apenas realizada quando o bebé estiver constipado, pois pode fazer com que as narinas inchem e piorar a respiração.

o   Unhas: devem ser mantidas curtas de modo a evitar arranhões e acumulação de sujidade. Pode ser utilizado um pequeno corta-unhas, uma lima de papel ou uma tesoura de bicos redondos. Idealmente, devem ser cortadas quando o bebé está a dormir uma vez que é a altura em que se encontra mais calmo. De acordo com o crescimento, devem ser cortadas a cada 7 ou 10 dias.

o   Umbigo: a zona do coto umbilical deve ser limpa com compressas esterilizadas e soro fisiológico até 2 a 3 dias após a sua queda. É importante garantir que esta zona se mantém limpa e seca para prevenir infeções.

o   Muda da fralda: idealmente limpar com água morna ou água de limpeza, na impossibilidade destas opções, utilizar as toalhitas, dando preferência a toalhitas à base de água. Deixar secar bem. Aplicar o creme barreira apenas se a zona se encontrar com vermelhidão. No caso das meninas, a limpeza deve ser feita da frente para trás.

 Hidratação

Após o banho, é recomendada a aplicação de um cuidado hidratante para prevenir a desidratação que pode causar vermelhidão ou prurido, e consequentemente deixar o bebé desconfortável. Uma pele corretamente hidratada fica mais protegida contra os agressores externos e menos suscetível a infeções. O cuidado hidratante deverá ter as seguintes características:

  • Formulação o mais minimalista possível;
  • pH neutro ou ligeiramente ácido;
  • Sem perfume e hipoalergénico;
  • Conter na sua composição óleos vegetais e manteigas, como o óleo de amêndoas doces ou calêndula;
  • Ser isento de parabenos, lanolina, corantes, conservantes, silicones e óleos minerais.

Estes produtos devem ser aplicados em pequena quantidade na pele limpa e seca, em movimentos circulares, para promover a absorção. Antes de aplicar na pele do bebé, é recomendado aquecer entre as mãos para se aproximar da temperatura da pele do bebé. Ao aplicar no rosto, evitar o contorno ocular, onde a pele é mais sensível. Usar produtos específicos, no caso da pele atópica.

Que produtos aconselhamos?

Existem diversas marcas e gamas que podem ser usadas na pele do bebé. Para escolher os produtos a utilizar no bebé, é recomendado analisar as características da pele do bebé. 

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist