CARNAVAL – A SEREIA DO ATLÂNTICO

E passados dois anos sem Carnaval, eis que habemus CARNAVAL.

Aos poucos começamos a ter de volta a “tal normalidade”, e nada melhor que comemorar isso com alegria, cor e carnaval.

A origem deste festejo carnavalesco está relacionada com rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da primavera.

Contudo perdeu este simbolismo místico com o surgimento do Cristianismo, onde a palavra carnaval ganha um novo significado, do latim "carna vale" significa "adeus à carne", e fica marcado como o período que antecede a Páscoa, onde há dias de jejum com abstinência de carne.

A esta terça-feira chamamos popularmente de “Terça-feira gorda” ou "Mardi Gras", em francês, onde há muitas tradições populares locais, desfiles na rua, muita comida, bebida e alegria.

Os bailes de máscaras são originais de França, por volta do século XVII e rapidamente ficaram populares em vários países.

No nosso país, este dia é festejado na rua, as pessoas vestem disfarces e algumas cidades organizam desfiles. Cada cidade tem a sua tradição, e algumas delas remontam ao século XI.

“É Carnaval, ninguém leva a mal” – como diz o ditado, qualquer disfarce é permitido, desenhos animados, personagens de filmes, famosos ou até de sátira social e política.

Para comemorar o entrudo deste ano, selecionamos como disfarce a Sereia do Atlântico, não fosse o nosso país afortunadamente banhado por uma costa de 963km desse Oceano.

Para simplificar a maquilhagem de sereia, vão necessitar de maquilhagem corrente que usam no dia a dia e alguns elementos que são fáceis de encontrar.

Para a maquilhagem de sereia vão necessitar de:

·         Base para uniformizar a tez

·         Sombras coloridas (verdes, azuis, roxos, lilás)

·         Meias de rede

·         Aplicações (pérolas, purpurinas, brilhantes)

·         Máscara de pestanas

·         Batom num tom à escolha

·         Iluminador

·         Pó translúcido

·         Lápis preto

·         Pincéis ou esponjas de maquilhagem

·         Spray texturizante para o cabelo

 

                                  Makeup Sereia passo a passo:

 

1.    Depois dos 3 passos essenciais da rotina da pele – limpeza+hidratação+proteção, aplicar a base no rosto todo (incluindo pescoço) com a ajuda de um pincel ou esponja.

2.    Com o pó, que pode ser compacto ou solto, fixar a base de maquilhagem para que esta dure mais horas.

3.    Cortar a meia de rede, de modo a que cubra a parte da cabeça e pescoço (medir antes de cortar).

4.    Calçar a meia na cabeça para que o padrão “rede” sirva de stencil/molde para fazer as escamas da sereia.

5.    Com a meia colocada, maquilhar as laterais do rosto na zona da testa, alto das maçãs do rosto em direção às têmporas, queixo e laterais do pescoço com as sombras coloridas. Dica – podem misturar as cores e aplicar sombras com brilho ou iluminador para destacar as escamas aquáticas.

6.    Retirar a meia com cuidado, alargando-a o máximo possível para não danificar a “obra de arte”.

7.    Maquilhar os olhos com os tons escolhidos.

8.    Começar por desenhar com um lápis preto um eyeliner/risco na linha superior das pestanas (não precisa ser perfeito porque servirá de base para as sombras coloridas) e esbater com o dedo anelar ou com um pincel. Convêm que o lápis seja bem pigmentado e cremoso para ser o primer das sombras.

9.    Aplicar as sombras em cima dessa base escura, trabalhando as sombras desde o côncavo dos olhos até os cantos externos, estendendo a cor até a linha do cabelo.

10.  Aplicar várias camadas de máscara de pestanas em zig zag, da raiz até às pontas para um resultado de pestanas volumosas.

11.  Escolher um tom de batom que case com os tons “sereia” e aplicar nos lábios.

12.  Colar as aplicações escolhidas – pérolas, glitter ou brilhantes por cima das sobrancelhas e no alto das maçãs do rosto.

13.  Estilizar o cabelo com ondas e festejar o Carnaval.

 

Caso tenham algum acessório de cabelo que combine com o tema – como conchas ou estrelas do mar (que podem ter sido apanhados numa das nossas belas praias), adornem o cabelo e vistam o vosso melhor sorriso para celebrar e festejar as coisas boas da vida neste dia dedicado à alegria.

Na nossa foto galeria abaixo encontram as nossas sugestões para uma maquilhagem de sereia, com produtos que podem usar nas maquilhagens do dia a dia.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist