Muita tinta tem corrido sobre o cabelo grisalho e como algumas atrizes abraçaram os cabelos brancos. Por casualidade, um dia destes vi uma série com uma das atrizes que abraçou esse movimento de “assumir os brancos”, a Andie Macdowell, e lá estava ela maravilhosa e magnética, com os seus fios cor de prata. Quem cresceu na década de 90 com que certeza lembra dessa mesma atriz a exibir uma cabeleira farta para anúncios de produtos capilares, a cabeleira continua farta e brilhante mas agora com a cor da maturidade.

É inevitável, o cabelo banco faz parte do nosso processo de envelhecimento, trata-se da falta de pigmentação da melanina.No entanto, o envelhecimento não é a única razão para que o cabelo fique grisalho, estima-se que cada vez mais cedo apareçam os primeiros cabelos brancos (a partir dos 25 anos). E porque é que aparecem cada vez mais cedo?!

A genética tem um grande peso na idade que o cabelo branco vai aparecer, se algum dos progenitores teve cabelo grisalho muito jovem, existe uma grande probabilidade que isso passe para os filhos. Acredito que esse foi o meu caso, aos 25 anos já conseguia contar vários fios lívidos a iluminar as minhas madeixas negras.

Contudo, nos dias que correm temos outro “vilão” - o stress, segundo vários estudos o stress também é responsável pela descoloração dos folículos capilares. Situações que causem muito stress são responsáveis por esses folículos ficarem sem melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação do cabelo.

A poluição, estilo de vida e a alimentação também entram nas razões apontadas para o surgimento de cabelos brancos precoces - o tabagismo, a oxidação provocada pelos radicais livres e as carências nutricionais de ferro, zinco ou ácido fólico podem também interferir no processo, visto que, são nutrientes importantes na manutenção da integridade dos fios.

Apesar de algumas mulheres começarem a abraçar o cabelo grisalho, ainda existe o estigma e a ideia que cabelo branco na mulher é desleixo e está relacionado com o envelhecimento. Assumir os cabelos brancos é um processo que demanda paciência e que altera a rotina capilar, nomeadamente os produtos, e ainda a autoestima.

Para quem ainda não está preparado para assumir tem os colorantes capilares (aka tintas). Outrora agressivas para os fios, hoje em dia é possível encontrar tintas sem amoníaco ou com uma percentagem menor, e com extratos naturais, que são menos abrasivas e que camuflam os brancos com eficácia. É o caso da Herbatint, Lazartigue ou Phyto - marcas especialistas no cuidado capilar de excelência, com os melhores ingredientes e formulações.

Se já estão fartos de pintar mensalmente o cabelo e chegou a hora de assumir os fios brancos, há alguns conselhos e produtos que facilitam a transição.

Quando se decide assumir o cabelo grisalho, este aparece mais na raiz, uma dica é usar turbantes, lenços, ganchos e bandoletes (que tanto estão na moda) até o cabelo despigmentado atingir um comprimento razoável para fazer um corte rejuvenescedor.

Como foi referido anteriormente, os cabelos empalidecem pela falta de melanina e neste fenómeno natural que afeta todos os seres humanos, os cabelos tornam-se mais secos, mais baços e frisados. Daí a tal ideia do desleixo, porque o cabelo grisalho não cuidado é seco, sem brilho e sem vitalidade.

Várias marcas tem o chamado champô azul que suaviza o branco e atenua os tons amarelos, assim como champôs suaves para o uso diário que lavam e suavizam a cabeleira frisada e seca. Por ficar mais seco é importante nutrir bem os fios, usar máscaras semanais e leave-ins durante a semana que reavivam o brilho e hidratem os fios.

Um cabelo envelhecido perde o brilho e a elasticidade natural, pelo que é muito importante o uso de protetores solares específicos para os cabelos (principalmente quando o cabelo está exposto ao sol).

Envelhecer é um processo natural e biológico, mas nem sempre é fácil aceitar. Aceitar com dignidade que envelhecer é uma benção, é um bom caminho para envelhecer com graciosidade, assim como cuidar o melhor possível da nossa pele e cabelo vão contando a nossa história.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.