Mesmo quem nunca sofreu de acne, de vez em quando tem uma visita inesperada - aquela borbulha inconveniente que aparece sem avisar.

A acne e as “borbulhas” são a mesma coisa, acne é o termo médico para descrever esta doença inflamatória multifatorial.

Apesar do termo acne estar muito relacionado com a adolescência, altura em que as hormonas fazem brotar um sem fim de borbulhas, a verdade é que cada vez mais a acne é considerada uma doença crónica que afeta tanto adolescentes como adultos.

O aparecimento da acne ocorre quando os poros ficam entupidos pelo acúmulo de sebo produzido pelas glândulas sebáceas que bloqueiam o poro, e resulta numa borbulha.

Por norma, as zonas com maior concentração de glândulas sebáceas do corpo são as mais fustigadas pela acne - rosto, peito e costas.

Mas vamos focar-nos no rosto e naquelas borbulhas que aparecem sem avisar, e que precisamos mesmo de eliminar o mais rapidamente possível.

A acne não afeta só a pele oleosa, é necessário desmistificar este mito.

Há pessoas que têm um histórico familiar de acne, ou seja, tem essa predisposição genética, e outras têm alterações hormonais ou fazem uma medicação que agrava esse quadro. E nenhum destes casos (muito comuns) estão relacionados com o tipo de pele.

Existem várias causas para que apareçam borbulhas:

·         Hormonas (talvez a causa principal);

·         Genética (sim, a acne também é hereditária);

·         Ingestão de alimentos com um índice glicémico elevado (olá doces);

·         Stress (não provoca acne, mas quando se tem tendência para a acne, agrava);

·         Medicação (alguns medicamentos como os corticóides, o lítio e os androgénio);

·         Produtos cosméticos que sejam comedogénicos.

Seja qual for a causa, o desejo é sempre o mesmo - que se vá embora o mais rápido possível.

Desta forma, elaboramos uma lista de 10 truques e conselhos anti-acne que fazem toda a diferença na saúde da pele, e que previnem o aparecimento da acne.

Dez truques e dicas para manter as borbulhas longe e/ou eliminar o mais rápido possível:

1.    Nunca espremer as borbulhas. É muito difícil resistir, mas há razões irrefutáveis para que se dê sempre este conselho. Espremer aumenta a infeção e a inflamação, pelo que prolonga o tempo de recuperação, além de potenciar exponencialmente a formação de cicatrizes.  

2.    Evitar doces e aqueles alimentos que sabemos que quando comemos temos uma visita inesperada no dia seguinte.

3.    Não usar produtos demasiado abrasivos. Usar produtos suaves para a limpeza diária da pele.

4.    Para quem tem tendência a acne, hidratar a pele com produtos não comedogénicos e “oil free”.

5.    Ter o máximo de cuidado com a exposição solar. Usar sempre proteção.

6.    Trocar a fronha da almofada quando se está com um surto de acne ou quando aparece uma isolada. A almofada acumula impurezas que podem piorar a acne.

7.    Remover sempre a maquilhagem, a limpeza dupla é a mais indicada para quem se maquilha.

8.    Usar ingredientes que ajudam no combate à acne como o ácido salicílico, ácido glicólico, zinco, retinol e óleo de árvore do chá.

9.    Ter sempre os cosméticos para um tratamento localizado à mão. São produtos que se aplicam diretamente na borbulha e que ajudam a “secar” mais rápido, são uma solução rápida para quando temos um jantar, uma festa ou um evento e não queremos a borbulha a importunar. Existe em solução ou em patches.

10.   Respirar fundo algumas vezes ou fazer uma meditação (nem que seja de 5 minutos) para aliviar o stress do dia. O stress e a ansiedade são responsáveis pela aparição daquela borbulha irritante, respirar fundo algumas vezes por dia ajuda a oxigenar o cérebro e a manter a pele mais saudável.

Seguindo estes conselhos é certo que a acne fica mais controlada. Contudo, se mesmo assim aparecer uma borbulha não hesitem em usar produtos para um tratamento mais localizado ou produto S.O.S borbulha, que ajuda a diminuir a inflamação.

Estas soluções localizadas não tratam a acne a longo prazo, são produtos localizados que ajudam a reduzir drasticamente a inflamação provocada pela acne, ou seja, diminuem o volume da borbulha e previnem eventuais manchas ou cicatrizes.

Na foto galeria abaixo encontram as melhores soluções localizadas, rápidas e fáceis de usar para eliminar rapidamente “aquela borbulha”.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.