- 0 comentários
- pele, beleza, Cuidados diários, acido glicolico
Apresento-vos um dos ativos mais queridos do mundo dos cosméticos – o ácido glicólico.
Este ácido é multifacetado, atua em vários “problemas” da pele – manchas, rídulas, rugas, acne, Hipe pigmentações, textura irregular, pele baça, etc. É um excelente aliado na rotina diária de cuidados com a pele porque promove a renovação celular.
Mas, afinal o que é o ácido glicólico?
O ácido glicólico é um alfahidroxiácido, derivado da cana do açúcar. Os alfahidroxiácidos também são conhecidos pela sigla AHA, e este ácido é um dos mais “queridos” na indústria cosmética porque além de ser multifuncional é o que tem menor peso molecular, ou seja, penetra mais profundamente na pele, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes do que os outros AHAs.
Quais os benefícios que traz à pele?
A principal característica deste ácido, e muito importante, é a da renovação da pele, faz uma exfoliação que promove a renovação celular e que traz inúmeros benefícios para a pele, tais como:
· Ajuda a clarear as manchas de Hipe pigmentação (aka melasma);
· Diminui a espessura da pele, tornando-a mais lisa e com menos textura e irregularidades;
· Estimula a produção de colagénio;
· Minimiza as rugas e linhas de expressão;
· Minimiza as cicatrizes provocadas pela acne;
· Ajuda a regular a oleosidade;
· Alisa a pele do corpo sujeita a queratose pilar.
Em que produtos se pode encontrar o ácido glicólico?
É possível encontrar este ativo renovador de pele em:
ü séruns,
ü tónicos,
ü ampolas,
ü cremes de rosto,
ü cremes de corpo,
ü produtos de limpeza,
ü máscaras.
Geralmente, encontramos este ativo em concentrações de 2% a 15%, e o ideal é começar com uma concentração mais reduzida e ir aumentando gradualmente.
A pele mais sensível pode sentir algum ardor e prurido quando se inicia no uso tópico do ácido glicólico, mas geralmente passa.
Este ácido também é muito usado pelos médicos dermatologistas para fazer peelings, e nestes casos as concentrações são mais elevadas.
É um ativo usado e recomendado por médicos especialistas da pele, pelo que é um ativo recomendado para quem procura uma solução para uniformizar o tom da pele (olá manchas e cicatrizes de acne).
Pode ser usado em todos os tipos de pele?
Sim, o ácido glicólico pode ser usado em todos os tipos de pele. Contudo, como foi referido anteriormente, quem tem a pele sensível deve ter cuidado com a concentração do ingrediente porque pode provocar vermelhidão e ardor quando a concentração é demasiado alta.
Que cuidados se deve ter quando se usa ácido glicólico?
Além de terem atenção às concentrações e optar por ir aumentando gradualmente, é importante usar protetor solar com um fator de proteção elevado. Por ser um ingrediente renovador, ele exfolia profundamente a pele o que a torna mais vulnerável aos raios nocivos UV. Para quem está a fazer um tratamento anti-manchas ou tem a pele sensível, deve evitar a exposição direta ao sol no Verão.
Pode ser usado com outros ativos?
O ácido glicólico pode ser usado com ácido hialurónico, com hidroquinona para uma ação anti-manchas, ou com ativos antioxidantes como a vitamina C ou o resveratrol. Dependendo do que a pele precisa, é possível ter uma rotina onde se inclua por exemplo um sérum antioxidante, e um creme e tónico com ácido glicólico, a pele ficará com um viço natural extraordinário.
Um dos produtos que deve estar incluída em qualquer rotina é um tónico com ácido glicólico, além de promover a renovação da pele, aquando da limpeza da pele, ajuda a minimizar a aparência de poros dilatados e melhora a textura da pele.
Para conhecerem os melhores cuidados que contém este ingrediente maravilha na formulação, espreitam a nossa foto galeria abaixo e experimentem os super poderes do ácido glicólico.
Comentários (0)