Oferta de Amostras
ClubZero=Benefícios
Portes grátis >40€
A PELE DO BEBÉ E DA CRIANÇA

O cheiro, a maciez e o toque suave da pele dos bebés são um convite a beijos e carícias.

A pele dos bebés é de facto lisa, suave e com um toque aveludado - tudo o que ambicionamos quando somos adultos. E isso já nos diz que a pele do bebé e da criança é diferente da pele do adulto.

A pele do bebé é mais fina, sensível e frágil. Tem metade da espessura da pele de um adulto e o estrato córneo também é mais mole.

A produção de melanina -  proteína presente no corpo que dá coloração à pele, olhos e cabelo e que tem como função principal ajudar a proteger o corpo e o organismo dos impactos dos raios nocivos do sol, ainda não está completamente em ação, daí a necessidade de proteger a pele dos mais pequenos da luz solar.

A pele acompanha o processo de crescimento do ser humano, mesmo antes deste nascer. Ao longo do crescimento, a pele vai passando por algumas fases, onde cumpre diferentes funções.

A pele exerce múltiplas funções e é vital para a nossa sobrevivência, protege o nosso organismo de vários fatores externos a que está sujeita diariamente, regula a temperatura corporal e tem perceção de estímulos dolorosos e agradáveis para nos proteger.

É uma espécie de super heroína com uma capa de proteção mágica que nos protege contra fungos, bactérias, produtos químicos e fatores ambientais, como o sol e a poluição.

Tendo em conta as características da pele cheirosa mas ainda demasiado delicada dos mais pequenos, é necessário ter em atenção a escolha dos produtos a usar na pele, e estar atento a possíveis doenças ou problemas passageiros de pele.

Crosta láctea, pele atópica, dermatite seborreica, dermatite perioral, borbulhas, angiomas e sensibilidade são alguns dos nomes que muitos pais estão familiarizados.

A percentagem de bebés que pode desenvolver qualquer uma destas situações é alta e nenhuma delas é alarmante, muito pelo contrário, é normal a pele dos mais pequenos apresentarem áreas mais avermelhadas, descamação e sentirem prurido (comichão). Faz parte do nascer e viver do lado de fora da “bolha” de proteção.

Todas estas situações são facilmente controláveis com cosméticos, e outras simplesmente desaparecem com o crescimento do bebé.

Além da atenção na escolha adequada dos cosméticos de limpeza e hidratação, há outros cuidados que se pode e deve ter para que a pele do bebé esteja saudável.

Alguns cuidados a ter com a pele vulnerável e sensível dos bebés e crianças:

§  Banhos de curta duração e com a água próxima da temperatura corporal.

§  Usar um champô adequado à pele do bebé, ou um gel de banho com uma base lavante suave para bebés.

§  Evitar produtos de limpeza com sabão ou perfume.

§  Secar a pele com delicadeza, não esfregar e secar com toques suaves.

§  Usar cosméticos com fórmulas que respeitem o pH fisiológico da pele. Estes não interferem no nível de acidez que a pele precisa nem danificam a barreira cutânea.

§  Usar protetor solar sempre que estiverem expostos ao sol e evitar a exposição direta, existem protetores solares minerais e orgânicos. O filtro deve ser adequado para a idade e deve ter proteção suficiente para o tempo de exposição. É muito importante aplicar 30 minutos antes da exposição e reaplicar de hora a hora para manter a pele sensível protegida.

§  Hidratar a pele do rosto com um creme sem perfume e adequado, por ser uma zona mais exposta tem mais tendência a desidratar e a descamar.

§  Dar preferência a tecidos de algodão, bebés e crianças mais sensíveisl sentem muito prurido e ficam com a pele avermelhada quando estão em contacto com tecidos de fibra sintética ou de lã.

§  Usar toalhitas hipoalergénicas e pomadas específicas na muda de fralda, se e a troca de fralda for frequente e a limpeza for suave, as assaduras vão ocorrer com menos intensidade. 

§  Para atenuar as cólicas, usar um óleo adequado e dermatologicamente aprovado para a pele do bebé. Massajar o bebé ajuda no processo das cólicas.

§  Hidratar a pele diariamente com cremes adequados e formulados a pensar nas especificidades da pele do bebé.

 

Sendo a pele um órgão vital e totalmente exposto, é fundamental cuidar e ter uma rotina de cuidados a partir do momento em que o bebé nasce.

Na nossa fotogaleria abaixo encontra os produtos para cada um dos problemas da pele do bebé. Se forem pais de primeira viagem não entrem em pânico - a maioria das situações são facilmente controláveis com estes dermocosméticos especialmente desenvolvidos a pensar nas necessidades dos mais pequenos.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.

Produto adicionado à wishlist