Já é sabido que cuidar da pele é fundamental para ter uma pele saudável e jovem por mais anos.

Contudo ainda existem muitas dúvidas sobre a rotina de skincare, e uma delas está relacionada com o uso de creme de noite.

A maior parte das marcas têm cremes de dia e cremes de noite, mas a dúvida ainda resiste e uma das razões está relacionada com o mito de que a pele não distingue o dia da noite - o que já foi desmistificado com estudos científicos.

A pele é um órgão dinâmico que durante o dia vai passando por várias “fases”.

Durante a noite a pele entra em renovação celular e também é a altura do dia em que perde mais água, daí os cremes de dia serem diferentes dos cremes de noite.

O creme de noite tem uma vantagem sobre o creme de dia, é usado na melhor altura da nossa pele. Tudo que tiver ingredientes maravilha como – o retinol, AHA, ceramidas, vitamina C, entre outros vão atuar mais profundamente na nossa pele.

Todos estes ativos têm ação antienvelhecimento e são mais eficazes quando aplicados antes de dormir.

Mas vale a pena usar um creme especifico para a noite?

A resposta é... SIM. Os cremes de noite têm texturas mais ricas do que os cremes de dia e têm uma função reparadora e regeneradora.

Tudo isto porque durante a noite o nosso organismo entra num processo de reparação e renovação celular, e a escolha do creme (e dos ativos) fazem toda a diferença na renovação da pele.

Qual a diferença entre o creme de dia e o creme de noite?

Como já foi referido, o creme de noite vai auxiliar no processo de reparação e renovação celular da pele, já durante o dia a função do creme é protetora.

Durante o dia, a pele está exposta a muitas agressões externas – a poluição, a radiações UV, stress... Assim, o creme de dia tem que ser um creme protetor de forma a minimizar as agressões do meio que nos rodeia.

Muitos cremes de dia têm SPF para ajudar a proteger dos raios nocivos para a pele, outros têm pós matificantes para ajudar a regular a produção sebácea que é mais ativa durante o dia, e no geral têm uma textura mais fluida e de rápida absorção para que possam ser usados antes da maquilhagem.

O creme de noite além de ter uma textura mais rica ou aveludada, tem uma concentração mais elevada de ativos que durante o dia podem ser fotossensibilizantes. No entanto, são estes ativos que proporcionam uma pele mais luminosa, lisa e homogénea.

Pode-se usar os cremes de dia na rotina de skincare da noite?

Depende. Se o creme de dia tiver SPF, ou seja, proteção solar, a resposta é não.

Caso não tenha, pode-se usar. Os cremes têm sempre uma componente hidratante, porém os resultados não são os mesmos que usar um creme especifico para a noite.

Quais os melhores ingredientes para usar à noite?

Antes de escolher um creme pelo ativo, é importante que se conheça o tipo de pele e o que procuram num produto. Os ingredientes têm funções diferenciadas em que podem beneficiar mais a pele se for isso que ela necessita.

Da lista de ingredientes maravilha, destacamos:

·         Os AHA, abreviatura de alfahidroxiácidos – dentro desta categoria estão o ácido cítrico, o ácido glicólico, o ácido láctico, ácido málico, ácido mandélico, entre outros. Estes ácidos promovem a renovação celular, a síntese de colagénio e deixam a pele mais macia, suave e luminosa. Ajudam também  a reduzir linhas finas e rugas, e a clarear manchas de hiperpigmentação.

·         Retinol ou derivados deste ativo poderoso – combate os sinais de fotoenvelhecimento em geral, rugas, manchas, falta de viço, firmeza.. Em concentrações elevadas pode deixar a pele mais sensível e promove uma descamação, o ideal é começar sempre com concentrações mais baixas.

·         Vitamina C – quando usada à noite pode ser usada em concentrações mais altas, para agir como despigmentante e impulsionador de luminosidade natural. Em concentrações mais baixas, é um excelente ingrediente para usar de dia também.

·         Àcido Hialurónico – o queridinho da cosmética é um aliado anti-idade, tanto na rotina de skincare diurna como noturna. Durante a noite a pele perde mais água, por isso ter um produto com moléculas hidratantes para equilibrar essa perda é sempre boa opção.

·         Ativos reparadores e emolientes – dentro desta categoria estão a manteiga de karité, o óleo de rosa mosqueta, a glicerina, as ceramidas e o esqualano. Nutrem a pele, evitando as rugas de ressecamento porque ajudam a prevenir a perda de água, formando uma camada protetora sobre a pele.

 

Mas uma pele saudável não depende apenas da utilização de um creme (seja de dia ou de noite). Há toda uma rotina que deve ser respeitada, e os 3 passos de ouro para uma pele sadia são:

§  A limpeza de manhã e de noite – independente de estar maquilhada ou não é essencial limpar a pele de tudo que ela absorveu durante o dia.

§  A hidratação – usar séruns e cremes adequados ao tipo e estado de pele, e ter em atenção estas diferenças da atividade e função da pele de dia e de noite. O contorno ocular também entra nesta equação, por envelhecer “mais cedo” e ter especificidades diferentes do resto da pele, necessita de um creme adequado a essa zona.

§  A proteção – Usar proteção solar 365 dias por ano é a melhor prevenção antienvelhecimento.

Na nossa fotogaleria encontram vários sugestões de cremes de noite, incluam na vossa rotina de pele noturna e comprovem os resultados.

Produtos relacionados

Comentários (0)

Sem comentários neste momento
Produto adicionado à wishlist
Product added to compare.

transparentepopup.png


*Desejo receber no meu endereço de e-mail informação de campanhas e ofertas da Lojazero.com 

Esta página usa cookies. Antes de continuar consulte a nossa política de cookies.